Verstappen explica sua ultrapassagem
O piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, venceu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Emilia-Romagna, neste domingo (18), à frente dos pilotos da McLaren, o britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, que mantém a liderança no campeonato.
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) concluiu a corrida em 18º.
Largando na primeira fila ao lado do dono da pole Piastri, Verstappen pisou fundo e ultrapassou o australiano logo na segunda curva, que foi pego de surpresa e não conseguiu se defender a tempo.
"A largada não foi particularmente boa, mas eu estava por fora e disse a mim mesmo que ia tentar [a ultrapassagem]... Deu certo", explicou o atual campeão.
Verstappen não perdeu mais o primeiro lugar nas 63 voltas da lendária pista de Ímola, a apenas uma hora da sede da Ferrari em Maranello, onde venceu ininterruptamente desde 2021.
A vitória deste domingo foi a 65ª de Verstappen na Fórmula 1 e a 124ª da Red Bull, em um fim de semana em que a equipe austríaca comemorou seu 400º Grande Prêmio, na presença de diversas celebridades, como o ex-jogador brasileiro Ronaldo Nazário e a lenda do motociclismo Valentino Rossi.
Piastri também foi prejudicado pelo "safety car", já que Norris foi o primeiro a entrar para trocar os pneus e o australiano não conseguiu fazê-lo.
Com a corrida reiniciada, Norris ultrapassou seu companheiro de equipe e terminou em segundo. "Foi uma corrida longa, não foi fácil ultrapassar e fizemos tudo o que podíamos", resumiu o atual vice-campeão mundial.