CORREIO ESPORTIVO
MARATONA
O Botafogo foi a equipe brasileira que mais vezes entrou em campo em 2024. Foram 75 partidas durante a temporada em que o clube se destacou pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. No fim do ano, o cansaço da equipe pela maratona de jogos foi um dos argumentos dados pelos atletas do time carioca para justificar o fracasso na Copa Intercontinental. No Qatar, o time acabou eliminado em sua estreia, nas quartas de final, em derrota para o Pachuca, do México.
Se faltou fôlego para a equipe da estrela solitária em 2024, a temporada de 2025 promete ser ainda mais extenuante não só para o Botafogo mas também para Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os demais representantes do Brasil na primeira edição ampliada da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O torneio terá sua disputa inaugural realizada nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho, período no qual haverá uma pausa no futebol brasileiro. Por causa dessa paralisação, a CBF ampliou para dez meses o período de disputa do próximo Campeonato Brasileiro, que terá a versão mais longa de sua história, de 29 de março a 21 de dezembro.
Com a ampliação do calendário da principal competição nacional do país, a CBF precisou reduzir o período dos estaduais, que devem ser realizados entre 12 de janeiro e 26 de março. A entidade manteve a ausência de jogos de clubes nos períodos de "data Fifa", com partidas da seleção brasileira, e criou uma regra nova, que prevê que os times com jogadores convocados tenham um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim da "data Fifa" e suas partidas. Ainda assim, considerando a disputa da nova Copa do Mundo de Clubes e os demais campeonatos nacionais e internacionais, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras poderão disputar mais de 80 jogos ao longo de 2025.
A possibilidade de disputar o Supermundial, porém, inibe os clubes de reclamar do excesso de jogos, uma vez que seus dirigentes estão entusiasmados com a visibilidade internacional e rentabilidade do torneio.