Paixão de diferentes formatos
Copa do Brasil e Brasileirão conquistaram os torcedores do país
Por Pedro Sobreiro
Nos últimos anos, houve um debate intenso dentre os torcedores brasileiros sobre qual era o formato favorito de campeonatos de futebol dos brasileiros. Instituído em 2003, o formato dos pontos corridos tomou conta do Campeonato Brasileiro, privilegiando aquelas instituições que se organizassem e conseguissem montar e manter elencos competitivos para mais de uma temporada.
Por outro lado, as equipes menos organizadas passaram a se endividar exponencialmente apenas para 'sobreviver' na Série A.
Times como Vasco, Flamengo e Botafogo sofreram no Brasileirão do início dos anos 2000, ainda acostumados ao formato 'varzeano' que perdurou no país em todo século XX.
Coincidentemente ou não, isso levou o futebol brasileiro a sua epóca mais 'pobre' de talentos. Aquela época de transição entre os anos 2000 e os anos 2010 foi uma seca terrível de talentos, que muitos torcedores atribuíram justamente ao fim do Brasileirão mata-mata.
Nesse cenário, a Copa do Brasil passou a ser mais valorizada e a pagar a maior premiação do futebol brasileiro. E o que parecia difícil aconteceu... O povo brasileiro passou a preferir assistir a Copa do Brasil do que o Brasileirão.
Houve um tempo em que defenderam que o Campeonato Brasileiro voltasse ao formato eliminatório, o mata-mata. No entanto, atualmente, fica claro que não há motivos para tal.
Há espaço para a Copa do Brasil e seu mata-mata cheio de emoção, assim como também existe um grande espaço para a suposta organização do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Fato é que essa divisão fez bem para o esporte que domina a paixão nacional.
