Por:

Rio, capital latina da esgrima

Rio de Janeiro recebe os principais craques da esgrima das Américas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca | Foto: Augusto Bizzi

Futuros campeões olímpicos e mundiais estarão em solo carioca em fevereiro. Tradicionalmente o mês do Carnaval, o desfile desta vez será em outro palco: as pistas de esgrima montadas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, mais precisamente na Arena Carioca 1, para a realização do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil.

A competição deve reunir mais de 300 atletas, com idade máxima de 20 anos. Muitos deles, já atuando em equipes principais de seus países, destacando-se pelo talento demonstrado em uma das três armas: espada, florete e sabre. Mais de 20 países devem mandar representantes ao evento carioca.

São nomes que certamente estarão em pódios dos próximos quatro ciclos olímpicos. Países tradicionais no cenário da esgrima internacional, como, por exemplo, Estados Unidos, Canadá e Ilhas Virgens, já confirmaram o envio de seus representantes para o evento que acontece entre os dias 22 e 27.

Entre as principais promessas presentes ao Pan-Americano estão vários norte-americanos: Samuel Imrek, número 2 do ranking mundial júnior masculino de espada; Emily Jing, primeira colocada da lista no florete feminino; Cody Walter Ji, quarto melhor da sua faixa etária no sabre masculino; Leehi Machulski, quinta do mundo entre as mulheres na espada; e, Chase Emmer, sétimo do ranking do florete masculino.

O Brasil vai com sua força máxima para a disputa. Victoria Vizeu, de apenas 19 anos, número 23 do ranking mundial feminino júnior de espada e 85 no adulto, foi campeã por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O sabrista Matheus Becker, as floretistas Carolina Brecheret e Gabriella Vianna e a espadistas Clara Amaral, Laura Correia e Ginevra Giordano são outros bons nomes da equipe verde e amarela.

A programação prevê disputas individuais de espada masculino, florete feminino e sabre masculino no primeiro dia. No dia 25, é a vez das competições individuais de espada feminino, florete masculino e sabre feminino. Nos dias 26 e 27, acontecem as provas de equipes, obedecendo a mesma ordem do individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.