Por:

Novo estádio de São Januário vem aí

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou na tarde de terça-feira (7), o documento autorizando a transferência do potencial construtivo do estádio de São Januário, pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama, para terrenos cedidos pela própria prefeitura na região da Barra da Tijuca.

Com isso, o Vasco associativo poderá vender oficialmente esses terrenos na região da Barra e, segundo estabelece o documento, utilizar os recursos obtidos na venda, que estima-se girar em torno de 500 milhões de reais, exclusivamente na reforma do estádio, que foi reconhecido como patrimônio histórico, cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro em setembro de 2023.

Vale ressaltar que esse reconhecimento não impede ou dificulta as obras, apenas insere o estádio construído pela torcida do Vasco há quase um século como um dos potenciais turísticos do estado.

Da mesma forma, São Januário pertence ao 'Vasco Associativo'. Ou seja, não foi vendido para a empresa norte-americana 777 Partners junto a 70% do departamento de futebol. Como principal ativo da associação e marco antirracista do estado, a transferência do potencial construtivo está dentro dos conformes legais.

Agora, cabe ao futuro presidente do Vasco, que será definido no próximo sábado (11), qual projeto de reforma será escolhido. No momento, há o "Novo Complexo São Januário", apresentado em 2020 com capacidade para 43 mil torcedores e rejeição de parte da torcida, e o "São Januário Para Todos", apresentado há algumas semanas por um grupo de torcedores e abraçado pelo candidato Pedrinho.

Eduardo Paes também ressaltou que tem algo avançado junto ao Fluminense nesses moldes e está aberto a fazer o mesmo com o Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.