Por Pedro Sobreiro
O fim da histórica parceria entra a FIFA e a Eletronic Arts aparentemente fez sua primeira vítima. Segundo levantamento do site Torcedores.com, o EA Sports FC 24, cuja franquia era anteriormente chamada de 'FIFA', lançado no último dia 29, despertou o menor número de buscas da franquia nos últimos oito anos.
A pesquisa comparou os meses de lançamento das edições. Por conta da mudança nos nomes, o levantamento considerou também as buscas pelo nome "FIFA 24", o que não afetou muito o número de procura pelo videogame na internet, rendendo "apenas" 3,8 milhões de procura pelo game no Google no mês de seu lançamento.
Em nível de comparação, a edição mais procurada do jogo foi a de 2019, com mais de 12 milhões de buscas. Na edição daquele ano, a capa do videogame contava com o astro Cristiano Ronaldo, que acabava de chocar o mundo ao trocar o Real Madrid, da Espanha, pela Juventus, da Itália.
O EA Sports FC 24 traz o norueguês Erling Haaland, craque do Manchester City, que foi campeão de tudo na última temporada, mas não conta com o mesmo nível de idolatria de um Messi ou Cistiano Ronaldo, por exemplo.
Na internet, players do jogo apontam que a nova edição não traz muitas inovações nos gráficos nem na jogabilidade, o que pode ter contribuído para essa baixa busca.
Porém, as vendas seguem em alta. Na plataforma Steam, que hospeda a versão para computador, o game ocupa os primeiros lugares desde que ficou à disposição. Na versão para os consoles, o jogo também segue como um dos mais vendidos ao redor do mundo.