Por:

Total absurdo na Espanha

Racista foi condenado a prisão | Foto: Joilson Marconne/ CBF

Por: Pedro Sobreiro

No dia 21 de maio de 2023, o Real Madrid de Vinícius Jr. foi ao Estádio Mestalla para enfrentar o Valência, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol. Porém, na ocasião, desde a chegada dos elencos ao estádio, Vini Jr. foi chamado de "macaco" por torcedores rivais.

No segundo tempo da partida, ele apontou para torcedores que estavam imitando macaco em direção a ele, o que causou uma breve paralização da partida, que foi retomada e terminou em confusão, com o próprio Vinícius sendo expulso por interferência errônea do VAR.

O caso chamou atenção do mundo para os recorrentes casos de racismo cometidos contra o brasileiro na Espanha.

Na última quinta-feira (5), Vini compareceu ao Tribunal de Madri para prestar seu depoimento sobre o caso. Ele disse ter sido alvo de racismo por parte dos torcedores no Mestalla, o que irritou os dirigentes do Valência, que se revoltaram com as falas do atleta, reclamando que ele não pode generalizar a torcida, porque teoricamente teriam sido "apenas" alguns torcedores a chamá-lo de "macaco".

Em atitude inacreditável, o jurídico do Valência emitiu uma nota repudiando o depoimento de Vinícius Jr. e cobrando uma retratação do atleta para com a torcida do Valência.

Essa inversão total de valores por parte dos espanhóis, culpabilizando a vítima, é apenas mais um capítulo lamentável da jornada de Vini contra o racismo no Velho Continente.