A revista "FourFourTwo" elegeu, nesta terça-feira (26), os 100 melhores treinadores da história do futebol. Na vasta lista, quatro brasileiros aparecem: Zagallo, Luiz Felipe Scolari, Telê Santana e Carlos Alberto Parreira.
Para a revista, o melhor técnico da história é Alex Ferguson, escocês que conquistou diversos títulos pelo Manchester United durante os 20 anos em que esteve no comando.
Zagallo é o brasileiro com a melhor colocação na lista, ocupando o 27° lugar. "Duas vezes campeão mundial como jogador, Zagallo também treinou o maior time de todos os tempos na conquista da terceira Copa do Mundo do Brasil em 1970", diz a revista.
Felipão aparece na 39ª colocação no ranking. A revista lembra a recusa do treinador à seleção inglesa em 2006 e cita os títulos da Copa do Mundo, da Libertadores e nacionais conquistados em solo brasileiro.
Telê Santana é o 44° melhor técnico da história do futebol para a "FourFourTwo". A revista relembrou o "jogo bonito" da seleção de 1982 sob o seu comando e os títulos da Libertadores e Mundiais pelo São Paulo para falar do treinador.
O último brasileiro da lista é Carlos Alberto Parreira, ocupando o 55° lugar. A publicação destaca as passagens do treinador pelas seleções do Brasil, da África do Sul e da Arábia Saudita.
Entre os técnicos ainda em atividade, o mais bem posicionado é Pep Guardiola, do Manchester City, que ocupa a 5ª colocação no ranking.
A melhor técnica mulher da história para a revista é a estadunidense Jill Ellis. Ela ocupa o 40° lugar no ranking geral.
Confira os dez primeiros da lista
1 - Alex Ferguson (Escócia)
2 - Rinus Michels (Holanda)
3 - Johan Cruyff (Holanda)
4 - Bill Shankly (Escócia)
5 - Pep Guardiola (Espanha)
6 - Arrigo Sacchi (Itália)
7 - Matt Busby (Escócia)
8 - Helenio Herrera (Argentina)
9 - Ernst Happel (Áustria)
10 - Valeriy Lobanovskyi (Ucrânia)