Por:

CBF reconhece erro e afasta árbitros

A comissão de arbitragem da CBF afastou os árbitros envolvidos na não marcação do pênalti para o Grêmio no jogo contra o Corinthians. A partida pelo Brasileiro terminou 4 a 4.

A medida envolve, inclusive, o VAR, Emerson de Almeida Ferreira, e o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio, que esteve na última Copa do Mundo.

O UOL apurou que a equipe de árbitros passará um tempo no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A CBF não confirma oficialmente ainda.

Eles serão submetidos a treinamentos teóricos e práticos para não repetirem a interpretação considerada equivocada de não marcarem o pênalti após o toque da bola no braço de Yuri Alberto.

Enquanto passam pelo processo temporário de preparação, os árbitros ficam fora das escalas. Quando voltarem, serão selecionados para partidas de menor porte.

Mano Menezes está livre no mercado desde a demissão do Internacional, em julho. A diretoria colorada estava insatisfeita com o desempenho do time no Brasileirão e preocupada com a continuidade no mata-mata da Libertadores que ainda estava por vir.

Mano tem experiência no futebol de seleções por ter treinado o Brasil entre 2010 e novembro de 2012. Ele não chegou a disputar as Eliminatórias porque a seleção já estava classificada para o Mundial, que foi em solo brasileiro.

Mano chegou a comandar a seleção em uma Copa América, em 2011, na Argentina. O Brasil foi eliminado nos pênaltis, nas quartas de final, justamente pelo Paraguai. Por; Igor Siqueira/ Folhapress