A hotelaria brasileira viveu nesta terça-feira, 2 de setembro, um momento especial de reconhecimento institucional. O Plenário do Senado Federal promoveu uma Sessão Solene em homenagem aos 89 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), entidade mais tradicional da hotelaria no país e uma das mais antigas organizações do setor turístico brasileiro.
O evento reuniu parlamentares, dirigentes estaduais da ABIH e representantes de todo o trade turístico nacional. O senador Izalci Lucas (PL-DF) presidiu a sessão solene e destacou que não há turismo forte, sem hotelaria forte.
Para ele, a articulação da ABIH com autoridades, gestores e profissionais em torno de pautas que impactam diretamente o emprego, a renda e o desenvolvimento sustentável da atividade.
"Quase nove décadas sendo sinônimo de tradição, excelência e contribuição ao desenvolvimento nacional. A associação cumpre a missão de fortalecer o setor hoteleiro brasileiro, sendo referência de organização, inovação e defesa dos interesses de um dos segmentos mais importantes da economia", disse.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, conhecido como "Baixinho", destacou a importância da sessão solene que homenageia não apenas a associação, mas a hotelaria nacional.
Linhares apontou os avanços de sua gestão, por quatro mandatos consecutivos, como a compra da sede própria em Brasília, a criação da Frente Parlamentar da Hotelaria e a atuação decisiva durante a pandemia para instituir e manter o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).
"Hoje é uma data importante não apenas para a ABIH Nacional, mas para toda a hotelaria. Celebramos os 89 anos da história de um setor que ajudamos a escrever. Em 2026, entregarei a presidência da ABIH ao vice Sérgio Gaspar com a certeza de dever cumprido", garantiu.
Atualmente, a associação representa mais de 40 mil estabelecimentos de hospedagem em todo o Brasil, uma atividade que contribui para a criação de mais de 3 milhões de empregos.
Visão do setor
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou a parceria histórica com a ABIH Nacional. A secretária lembrou de ações conjuntas recentes, como os protocolos de descontos de 15% em hospedagens para mulheres viajantes e professores, a adesão imediata da ABIH ao programa Turismo que Protege e o papel da associação na modernização da ficha eletrônica de hóspedes.
"O MTur se orgulha de ter parceiros tão comprometidos com a qualidade, com a inovação e com a hospitalidade e que fazem do Brasil um destino cada vez mais competitivo e acolhedor", afirmou.
O deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), presidente da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, ressaltou que o Parlamento presta justa homenagem a uma das entidades mais antigas e respeitadas do setor.
O parlamentar enalteceu a atuação do presidente Manoel Linhares a frente da associação, especialmente, com a capacidade de expandir a representatividade da hotelaria nacional junto ao governo federal e outras estâncias do poder.
"A ABIH se consolidou como principal voz da hotelaria e foi protagonista na defesa de pautas fundamentais, como o fortalecimento do setor, dialogando de forma firme e responsável com os Três Poderes", disse.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena destacou a relevância da ABIH como uma das entidades mais longevas e respeitadas do turismo brasileiro. "Homenagear essa associação é reconhecer toda a indústria, que tem na hotelaria um de seus pilares mais fortes na geração de emprego, renda e desenvolvimento", enfatizou.
Lançamento do Livro
Um dos pontos altos do encontro no Senado foi o lançamento do Livro de Gestão da atual diretoria. A publicação reúne as principais ações, conquistas e iniciativas que marcaram o período recente da entidade, registrando desde a atuação institucional em Brasília até a defesa de pautas estruturantes, como a desoneração da folha de pagamento, o acesso a linhas de crédito específicas e a redução da carga tributária."O livro é mais que do um registro. É um retrato vivo da história da hotelaria construído com o suor de todos os associados", completou Manoel Linhares.
Fundada em 1936, a ABIH Nacional está presente em todas as unidades da Federação e desempenha papel fundamental na construção de políticas públicas para a hotelaria. Ao longo de sua história, a entidade acompanhou as transformações do setor, articulou pautas junto ao Congresso e ao Governo Federal e manteve diálogo constante com o trade turístico.