Por: Da Redação

Chupetas para adultos e os riscos para a saúde bucal

O uso frequente de chupetas em adultos pode levar a problemas sérios | Foto: Divulgação

Em meio ao aumento do estresse e da ansiedade na rotina diária, uma tendência
inusitada tem ganhado popularidade: o uso de chupetas por adultos como forma de aliviar a tensão. Inicialmente viralizadas em redes sociais e eventos culturais, as chupetas passaram a ser vistas como uma espécie de fidget toy oral, prometendo relaxamento e sensação de segurança. No entanto, especialistas em saúde bucal alertam para os possíveis prejuízos desse hábito, que pode comprometer dentes e articulações.

Do ponto de vista psicológico, a repetição de movimentos orais pode trazer uma sensação momentânea de conforto, remetendo a fases mais seguras da infância. A dentista e professora da Faculdade Aria, Letícia Vieira, explica que o problema está na ausência de controle e orientação, como ocorre com crianças.

 “ O uso frequente de chupetas em adultos pode levar a problemas sérios de oclusão(mordida), desalinhamentos dentários e até as disfunções temporomandibulares (DTM), que se manifestam com dores na mandíbula, estalos ao abrir a boca e dores de cabeça recorrentes”, afirma.

Além disso, a pressão constante sobre os dentes frontais pode causar migração dentária e acentuar a protrusão dos chamados “dentes para fora”. “Em adultos que já passaram por tratamentos ortodônticos, o uso prolongado de chupetas pode comprometer os resultados obtidos após anos de correção”, alerta a especialista.

Outro ponto preocupante é a higiene. Como as chupetas são mantidas frequentemente na boca e muitas vezes não são higienizadas adequadamente, elas podem se tornar focos de bactérias, elevando os riscos de cáries, gengivites e infecções.

 Letícia Vieira enfatiza que buscar alívio emocional por meio desse hábito pode trazer consequências sérias a longo prazo. “Chupetas podem até parecer inofensivas e até “fofas” à primeira vista. Mas, ao adotá-las como rotina, vale refletir sobre os efeitos colaterais invisíveis que esse pequeno objeto pode causar na sua saúde bucal e qualidade de vida”, finaliza a professora da faculdade Aria.