Por: Redação

Os procedimentos mais indicados após uma cirurgia bariátrica

As cirurgias bariátricas são apenas uma parte do processo | Foto: Freepik

A quantidade de cirurgias bariátricas está entre as que mais crescem no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), até agosto de 2023 foram realizadas 4.553 cirurgias pelo SUS, números bem superiores aos do mesmo período do ano anterior, quando 3.777 procedimentos deste tipo foram realizados.

Os indicativos mostram que o número de cirurgias bariátricas cresce ano após ano no país. Em 2020, somados os procedimentos feitos no SUS e em redes particulares, 52.715 cirurgias foram feitas. Em 2021, este número subiu para 57.152, enquanto em 2022, foram realizadas 74.696 cirurgias.

As cirurgias bariátricas, entretanto, são apenas uma parte do processo. Pacientes que passam por esses tipos de procedimentos costumam necessitar de uma série de cirurgias estéticas. “A realização da cirurgia bariátrica implica em uma perda de peso, muitas vezes, desfigurante. Nesse cenário, a cirurgia plástica surge como possibilidade para restabelecermos a harmonia e a beleza do contorno corporal”, explica o cirurgião plástico Dr. Fernando Lamana, especialista em mama e contorno corporal.

Entre os procedimentos mais comuns estão: lipoaspiração associada a abdominoplastia, mastopexia com prótese, braquioplastia (lifting de braços), cruroplastia (lifting de coxas), lifting facial, cirurgia de pálpebras e torsoplastia.

O cirurgião explica quais são os procedimentos mais indicados para cada caso: “a flacidez de cada área corporal pede um tratamento cirúrgico específico. Nas coxas é necessária uma cruroplastia; já a flacidez dos braços, a braquioplastia; a flacidez de face pede o lifting facial e a flacidez abdominal requer a abdominoplastia.

O Dr. Fernando Lamana também alerta que os procedimentos estéticos devem ser iniciados apenas dois anos após a realização da cirurgia bariátrica ou três meses após a estabilização do peso. Além disso, o cirurgião explica que além da plástica, os pacientes pós-bariátricos devem procurar um tratamento multidisciplinar: “é preciso um acompanhamento principalmente psicológico, devido à mudança de vida e comportamento substancial. Além disso, deve-se buscar um endocrinologista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.