Por: Redação

Diretor da Heineken revela os segredos do sucesso da marca no Brasil

Eduardo Picarelli conta sua trajetória de sucesso no novo episódio do podcast Bring Me Data | Foto: Reprodução

Eduardo Picarelli, Diretor Sênior de Negócios da Heineken, que está entre os 30 principais profissionais de marketing da América Latina, segundo a Adlatina, vai falar sobre “Como lançar tendências e ser uma marca sexy”, no podcast voltado para o trade da comunicação digital, o Bring Me Data, da Macfor. Com passagem por grandes corporações, como o Banco Itaú, Picarelli contará sobre sua transição profissional da área de Vendas para o Marketing e abordará diversas campanhas da Heineken, destacando a liderança, a criatividade e a inovação como aspectos centrais.

Além disso, revelará sua filosofia de liderança, enfatizando a importância da estrutura organizacional alinhada à estratégia e como a diversidade de pensamento e background em sua equipe contribui para a inovação e sucesso. Segundo ele, um líder hoje precisa ter dois fundamentos básicos quando fala em liderança para montar o time. “Em primeiro lugar, é fundamental pensar em uma estrutura que entrega sua estratégia, ou seja, structure follows strategy; se você tem ambição de vender mais, é preciso contar com vendedores de alta performance na equipe, por exemplo. O segundo fundamento é a diversidade. Eu gosto muito de contar com um time diverso, com jornalistas, profissionais de comunicação, analistas de dados, dentre outros, com diferentes perfis e pensamentos que, ao divergir e convergir nas decisões, acabam trazendo mais criatividade e inovação disruptiva para as soluções!”

Picarelli propõe ainda, três pilares fundamentais para o marketing nas organizações: a consistência da marca e sua comunicação; o DNA da marca, sua personalidade; a qualidade do produto. De acordo com Eduardo, a Heineken mantém seu processo de produção consistente há mais de 150 anos, com a mesma receita no mundo inteiro, priorizando a alta qualidade do produto em uma cerveja com puro malte. “E quando entramos no Brasil, o país vivia um momento em que o mercado estava se “gourmetizando”, mas ainda de forma incipiente e não existia uma marca com maior valor agregado”, explica.

Para o convidado, a Heineken chegou na hora certa e acabou ajudando a construir este nicho premium que praticamente não existia. Além disso, a marca ressignificou o marketing neste mercado. “A gente tem o “antes e depois” da Heineken, onde a tradicional comunicação pasteurizada deu lugar à campanhas mais criativas e disruptivas, que agregam mais personalidade e valor ao produto e possibilitam o acesso a um consumidor diferenciado e mais exigente. Mas tudo isso somente foi possível porque a Heineken é uma cerveja que não abre mão da qualidade, mesmo que isso represente um custo de produção mais alto”, explica.

Recentemente, a marca investiu alguns milhões para construir fábricas exclusivas da Heineken, que seguem o processo específico da cerveja, com barris deitados, que aumenta o tempo de confecção, mas garante alta qualidade e o sabor característico dela. Eduardo ainda deu uma dica para os marketeiros que estão vindo: “garanta que seu produto é bom da boca para dentro, ou seja, que ele cumpra sua função e gere uma excelente experiência para seu cliente. Com isso, fica 200% mais fácil envelopar e vender seu produto!”

Com relação às tendências para o mercado cervejeiro no Brasil, o especialista acredita na personalização das experiências promovidas pelas marcas no consumo e durante o processo de compra. “Quando a gente traz para o mercado das bebidas, percebemos uma tendência das pessoas em querer experimentar coisas diferentes, mas também em produtos que atendam diversos lifestyles e necessidades específicas como cervejas sem glúten e sem álcool, que dobrou o consumo nos últimos anos. As empresas de bebidas vão precisar estar atentas e preparadas para entregar estes ways de diferenciação também durante a jornada de compra da bebida, seja em pontos de venda físicos, digitais e delivery”, finaliza o Diretor de Negócios da Heineken Brasil.

Lançado em 2022, pela agência de marketing digital Macfor, o podcast Bring Me Data foi criado para explorar temas que permeiam o universo do marketing e da comunicação online, como gestão de dados, inovação, novas tecnologias, tendências e muito mais. Em um descontraído bate-papo, Fabrício Macias, co-CEO da agência Macfor, entrevista sempre um profissional de sucesso para conversar sobre os desafios, as oportunidades e as tendências na área, além de tirar dúvidas e apresentar insights valiosos sobre a utilização da tecnologia e da criatividade nos negócios.

“Sempre trazemos profissionais de grande relevância e com vasta experiência no ambiente digital para compartilhar conosco a história de sua jornada, sua experiência, dores e vitórias. Está imperdível!”, comenta Fabrício.

Confira mais sobre esse encontro no mais novo episódio do podcast Bring Me Data, que pode ser acessado pelo Youtube, Amazon, Spotify e Apple.

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