Por:

RIO INNOVATION WEEK

Público em apresentação de robôs no Rio Innovation Week | Foto:

Evento revelou potencial de geração de R$ 2,3 bilhões em novos negócios. Debate técnico sobre o uso de Inteligência Artificial foi um dos destaques.

Cerca de 155 mil pessoas estiveram no Píer Mauá, região central do Rio de Janeiro, para participar da Rio
Innovation Week – RIW 2023. Focado na troca de conhecimentos e na busca de novos aprendizados e estímulos para o empreendedorismo, o evento, realizado de 03 a 06 de outubro, demonstrou a capacidade para a geração de R$ 2,3 bilhões em novos negócios e potencial para a criação de 20.000 empregos diretos e indiretos.

A RIW recebeu 350 expositores e contou com a participação de mais de 2.500 palestrantes, distribuídos em 32 conferências, reforçando o compromisso com a acessibilidade e democratização do conhecimento por toda
a sociedade, com diversas ações para garantir a presença e participação de representantes de todos os grupos, inclusive com a distribuição de 60% dos ingressos para entrada gratuita.

Entre as principais pautas da edição deste ano, esteve o debate ético envolvendo a utilização de Inteligência Artificial. As conferências reuniram representantes de diferentes áreas, como Tecnologia e Direito, envolvendo agentes do mercado e da academia para discutirem os impactos desta questão. Os temas de sustentabilidade
também direcionaram as propostas e projetos apresentados, reforçando a urgência da mudança de hábitos e comportamento, refletindo na nossa forma de consumir.

Destaques

O espaço RIW Impact for Change, trouxe a importância da inovação na viabilização de projetos de cunho ambiental e social em comunidades. Participaram dos debates organizações da sociedade civil, universidades e instituições científicas, que estudam como aplicar as novas tecnologias para diminuir as desigualdades e desenvolver abordagens tangíveis para a saúde e o bem-estar social e do planeta.

Macaque in the trees
| Foto:

A presença de importantes vozes ligadas aos direitos humanos e a questões de liderança feminina, como Graça Machel, Carla Akotirene, Rachel Maia e Ana Fontes, foi outro importante diferencial do evento.

Macaque in the trees
| Foto:

Marcelo Gleiser, vencedor do prêmio Templeton e reconhecido internacionalmente no campo da física e astronomia, também esteve presente. Com uma visão holística, ele falou como a ciência e a espiritualidade podem andar juntas para uma compreensão mais profunda da vida e dos mistérios do universo.

Macaque in the trees
| Foto:

Também participaram Marc Randolph, cofundador e primeiro CEO da Netflix e Alex Osterwalder, autor de sucesso, empresário e palestrante. Eles inovaram na aplicação de novas tecnologias para revolucionar
segmentos de negócios, gerando impacto e mudanças na cadeia de produção.

As palestras que mais chamaram a atenção do público foram a da Xuxa Meneghel e TanyaO’Callaghan, baixista da banda Whitesnake, empreendedora e co-host do projeto Highway to Health, que falaram dos impactos positivos do veganismo na preservação do meio ambiente.

Anitta foi outro destaque: contando sua história ela reforçou a importância de acreditar e não desistir, lembrando que aos 24 anos assumiu a direção de sua própria carreira e imagem, conquistando o mundo e ganhando importantes prêmios internacionais de música.

A área internacional contou com a presença de representantes de mais de 15 países, que conheceram cases de sucesso. O reconhecimento da Rio Innovation Week, demonstrou sua capacidade de geração de negócios e a excelência da curadoria de suas palestras; atividades interativas, envolvendo Inteligência Artificial e realidade
virtual, que possibilitaram entender a usabilidade na prática.

Após muito aprendizado, foi o momento de descontrair com a palestra de Eduardo Kobra, que encerrou o evento contando sua história enquanto criava no palco uma nova obra, convidando o público para finalizar a peça com ele.

Macaque in the trees
Kobra pintando o mural durante o evento | Foto:

A RIW demonstrou, também, a capacidade do Rio de Janeiro para sediar grandes eventos, de porte internacional, aliando o turismo de negócios com a cidade que todo mundo quer visitar!

SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Durante a RIW, uma startup de Nova Friburgo se destacou ao apresentar uma solução inovadora para o problema do lixo eletrônico. A Reciclotron, fundada na Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense, chamou a atenção de participantes e investidores com um projeto que visa combater o descarte inadequado de dispositivos eletrônicos.

Com o avanço acelerado da tecnologia, o descarte inadequado de lixo eletrônico se tornou um desafio global. A falta de conscientização sobre os danos ambientais e a perda de recursos valiosos resultante do descarte incorreto tem despertado a necessidade de soluções eficazes e sustentáveis.

É nesse cenário que a Reciclotron se destaca, oferecendo uma abordagem inovadora para a reciclagem de resíduos eletrônicos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a recuperação de materiais valiosos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.