Por:

E-COMMERCE

Presidente do Sebrae, Décio Lima, durante o evento em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa | Foto:

Parceria entre Sebrae e Correios vai auxiliar pequenos negócios nos desafios em logísticas e internacionalização Objetivo é preparar os empreendedores interessados em ampliar sua presença no mercado on-line

Macaque in the trees
O diretor de Operações dos Correios, Temístocles Júnior e o presidente do Sebrae no lançamento do selo que faz homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. | Foto:

A parceria entre Sebrae e os Correios, firmada no último dia 05 - Dia Nacional da Micro e Pequena
Empresa (MPE), vai viabilizar uma série de ações estratégicas e garantir apoio aos donos de micro e pequenas empresas em três eixos de atuação: e-commerce, internacionalização e políticas públicas de logística.

O crescimento significativo das vendas através das plataformas digitais, principalmente depois da Covid-19, fez com que as MPE precisassem se preparar para atender a um volume de demanda cada vez maior. Segundo
pesquisa do Sebrae, feita entre maio de 2020 e o último mês de julho, a proporção de empresas que usam ferramentas digitais para efetuar vendas saltou de 59% para 75%.

Para superar esse desafio, governos, empresas públicas e agências de desenvolvimento, como o Sebrae, direcionaram esforços para promover a melhoria da produtividade das micro e pequenas empresas, agentes
fundamentais para a geração de emprego e renda na economia.

Nesse contexto, a adequação das MPE, com destaque para os processos de e-commerce e importação/exportação de insumos/ produtos, tornou-se fator-chave para as empresas de quase todos
os segmentos produtivos.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância da parceria. “Os Correios estão presentes em todos o país, assim como o Sebrae. Essa presença vai ser estratégica para levarmos conhecimento aos empreendedores que estão nas cidades, mesmo as mais distantes. Estamos atuando com sustentabilidade, inovação e inclusão”, comentou. “Vamos contribuir para o fortalecimento do e-commerce, que passou por um enorme impulso no período da pandemia e continua sendo um dos principais meios de venda das pequenas empresas”, acrescentou

O diretor de Operações dos Correios, Temístocles Júnior, comentou que a parceria tem como foco a orientação de empreendedores voltada para a gestão de negócios e incentivo ao desenvolvimento da economia local, em especial nas áreas de logística e promoção comercial. “Para nós, é fundamental estimular o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, porque elas são geradoras de negócios também para os Correios.”

PLANO DE AÇÃO

A parceria vai preparar os pequenos negócios para atuarem no mercado de e-commerce com apoio na logística de comercialização e entrega de produtos, além de acesso ao mercado internacional para as MPE que desejam exportar. No aspecto da internacionalização, o objetivo é levar aos empreendedores a compreensão de
que as barreiras para se chegar a outros países já não existem mais.

Entretanto, é preciso buscar capacitação para entender como funciona a dinâmica de expandir a atuação da empresa para o exterior. Esse eixo de ação se propõe a realizar um projeto piloto de exportação para os Estado Unidos, elaborar e-books dos serviços de exportação e promover webinars por meio de uma ação entre o
Sebrae, Correios e ApexBrasil (A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Por meio de feiras, palestras, workshops e materiais com acesso digital, as instituições pretendem qualificar os empreendedores e integrá-los ao e-commerce brasileiro. O objetivo principal é fazer com que os donos de micro e pequenas empresas compreendam como seu negócio pode se consolidar nos canais digitais de vendas.

Já as Políticas Públicas de Logística terão como principal entrega um estudo de tendências e gargalos na logística nacional. O estudo vai permitir a estruturação de dados primários disponíveis e a realização de um Seminário Nacional: “Políticas Públicas para logística empresarial”.

Selo Comemorativo

Macaque in the trees
| Foto:

As duas instituições também lançaram o selo em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A imagem traz as cores do Sebrae com o logo da campanha “Compre do Pequeno” e faz referência à cafeteria de
um microempreendedor, estabelecimento firmado no imaginário dos brasileiros.

Macaque in the trees
| Foto:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.