Por:

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2023

| Foto:

Com foco em novos negócios, evento deste ano será diversificado e terá desde a participação de influenciadores digitais ao movimento Geek

A Feira do Empreendedor, que será realizada pelo Sebrae Rio, nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, já conta com mais de 30 mil inscritos e a previsão é que neste ano ultrapasse os 59 mil inscritos de 2022. A gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, informa que a feira estará ocupando um espaço maior do que no ano passado. “Estamos ocupando a totalidade do Centro de Convenções Expo Mag. Acredito que vamos atingir a meta de 60 mil inscritos mais rápido do que a gente esperava”

A expectativa do Sebrae Rio é que o evento deste ano tenha mais de 300 palestrantes como Camila Farani, fundadora do G2 Capital; Bernardinho, técnico de vôlei e criador da Roda da Excelência; Nathalia Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças e o David Braga, que começou a empreender aos 13 anos de idade e vai contar um pouco da sua experiência.

Raquel Abrantes afirma que o maior objetivo da Feira do Empreendedor é a geração de novos negócios com as oportunidades que são apresentadas. “A pessoa vai ao evento para adquirir conhecimentos, ter ideias inovadoras sustentáveis, encontrar um fornecedor, é uma forma que o empreendedor tem de se aproximar de um determinado mercado, ou de encontrar oportunidades de negócios em espaço muito pequeno. Ao invés de
rodar o mundo, o Brasil, ou percorrer todo o Rio de Janeiro, ele roda o Expo Mag”. Ela lembra que no ano passado o Sebrae retornou com a feira presencial e que foi um sucesso. “Neste ano, temos certeza de que também será um sucesso, o que explica o alto número de novas inscrições”, afirma Raquel.

Macaque in the trees
Raquel Abrantes, gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio | Foto:

Além das palestras a Feira do empreendedor realiza inúmeras oficinas geradas pelos projetos do Sebrae. A gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio explica que o evento terá um espaço para encontro com os empresários que fazem parte desses projetos, para eles contarem um pouco dos resultados. “Teremos, por exemplo, oficina de indústria, de economia criativa, moda, empreendedorismo social e muito mais. Esses encontros são fechados exclusivamente para os participantes dos projetos.

É bom quando a gente escuta a história dos empresários. Além das palestras, eles contam sobre seus desafios e como fizeram para superá-los, e muitas vezes foram várias quedas e os exemplos ajudam os ouvintes a não caírem nesse mesmo ponto”, diz.

Macaque in the trees
| Foto:

Participantes

Segundo Raquel, o público é bem diversificado, com muitos empreendedores, e principalmente pessoas que querem abrir um negócio. “O evento é uma oportunidade, porque em nosso atendimento temos analistas específicos para fazer essa orientação, tanto para empresas, estudantes e até produtor rural. Temos caravanas do interior do estado trazendo empreendedores que querem participar da feira”, informa.

A feira terá um espaço chamado Empórios, onde pequenos produtores, que são atendidos nos projetos da Coordenação de Agronegócios, apresentam seus produtos, além das Indicações Geográficas, que são regiões que se tornam referência pelo que produzem, como a cachaça de Paraty, o palmito de Mambucaba, da região de Angra dos Reis, o Arroz Anã, de Cantagalo, da Laranja de Tang uá, reconhecida por sua doçura intensa e maior
rendimento de suco.

“Eles vêm em busca de uma oportunidade para fortalecer a marca deles, porque eles são tão pequenos que muitas vezes as pessoas não sabem que existe um Arroz Anã, ou um palmito Mambucaba, então é a oportunidade que eles têm de trazer esses produtos que são diferenciados como o café da Região Serrana, esses produtores vêm com objetivo também de alavancar o seu negócio”, explica Raquel.

Macaque in the trees
| Foto:

Médias e Grandes Empresas

A Feira do Empreendedor atende o micro e o pequeno empresário, mas não impede que as médias e grandes empresas também participem. “Todos acabam se inspirando em eventos como a feira”, diz Raquel. Ela afirma que as médias e grandes empresas, como o Sicoob, o Banco do Brasil, o Senac, estão no evento para
oferecer algo diferenciado ao público do evento. “Eles participam como patrocinadores, mas principalmente para oferecer melhorias, ou fortalecimento das micro e pequenas empresas”.

Macaque in the trees
| Foto:

Espaço Geek

Pela primeira vez a Feira terá o Espaço Geek, onde os seus representantes farão palestras para um público jovem. A gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes, lembra que tem gente que é jovem na cabeça, a pessoa acredita no potencial de jovem, quer ser jovem e gosta das coisas que os jovens movimentam.

Ela explica que os Geek são pessoas que gostam de desenhos animados, de games, de jogos e trazem isso para o mundo dos negócios. “Tem muitos jovens que se vestem de super-heróis. Este é o mundo Geek, eles são inteligentes e motivados a movimentar a economia. Eles escrevem e falam muito, criam jogos e se posicionam na internet com uma fala diferenciada”.

O Sebrae está trabalhando com o Geek, para testar esse universo e ver como se posiciona no mercado. “Vamos testar e ver como eles se posicionam dentro da Feira do Empreendedor. Vamos estudar o universo
deles e mais um pouco. Esse é um trabalho que chamamos de inteligência de mercado, focado nos nichos, e esse é um nicho diferenciado”, conclui.

Macaque in the trees
| Foto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.