Por: * Vinicius Teixeira

A chama que nunca se apaga

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A importância do micro e pequeno empreendedor para a economia brasileira

O conceito de empreendedorismo pode ser definido como sendo a capacidade que uma pessoa possui de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Essa capacidade pode acontecer em um negócio, em um projeto ou até mesmo em um movimento que venha a gerar mudanças e impacto na vida das pessoas, trazendo ideias inovadoras e criando um novo empreendimento. E isso não significa que um empreendedor seja, necessariamente, um empresário e vice-versa.

Empreender é uma arte, uma jornada repleta de desafios, obstáculos e recompensas. Para celebrar essa trajetória foi criado o Dia do Empreendedor, e o dia escolhido foi 5 de outubro, não sem motivo. Uma data que vai além de uma simples comemoração, sendo, na verdade, um momento de reflexão sobre a importância das pessoas das mais diversas áreas que se aventuraram em realizar essa atividade econômica, empreender, e ajudar no desenvolvimento do país.

A origem do empreendedorismo e o seu poder no Brasil

O empreendedorismo não é uma invenção recente e seus primeiros registros datam do século XVII, durante a Primeira Revolução Industrial na Grã-Bretanha. Desde então, o conceito evoluiu e se adaptou às mudanças econômicas e tecnológicas, tornando-se uma força motriz no mundo dos negócios. No Brasil, o Dia do Empreendedor é comemorado em 5 de outubro, numa homenagem à criação do Estatuto da Microempresa (ME) e da Empresa de Pequeno Porte (EPP), por isso a data é tão significativa.

Segundo dados da Serasa Experian, em 2019 o Brasil registrou 3,1 milhões de novos empreendimentos, sendo 80,7% deles microempreendedores individuais (MEIs). Em 2020, entre março e dezembro, surgiram 1,49 milhão de novas formalizações e, juntando-se ao contingente de mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse segmento agora compõe 99% dos empreendimentos e contribui com 30% do PIB nacional, fato
que demonstra como essa fatia societária movimenta boa parte da economia brasileira.

Dados do Relatório de Empreendedorismo no Brasil de 2019, mostram que houve um aumento no número de pessoas que empreendem por oportunidade, demonstrando que 26,2% abriram um negócio para “ganhar a vida
porque os empregos são escassos”, enquanto 1,6% decidiu “fazer a diferença no mundo”.

O ano de 2020 destaca-se por suas transformações. Conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, o empreendedorismo brasileiro atingiu um pico histórico, registrando o maior
aumento de profissionais autônomos nas últimas duas décadas, e um fator notavelmente positivo foi a incorporação da tecnologia, pois em resposta à pandemia e às demandas de distanciamento social, os empreendedores viram na internet um aliado essencial para a continuidade de seus negócios, tendo sido constatado pela Anatel um crescimento de 50% na utilização da internet durante esse período crítico.

7 Dicas valiosas para o empreendedor moderno

DICA 1 - Planejamento: essa é a chave! Um bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, sendo necessário ser flexível e estar pronto para adaptar sua estratégia conforme as circunstâncias;

DICA 2 - Conhecer o seu cliente: Entender o comportamento e as necessidades de seus clientes é fundamental, pois isso permite a criação de estratégias mais eficazes e que você possa atender melhor às demandas do mercado;

DICA 3 - Invista no Marketing: O mundo está cada vez mais conectado e você precisa utilizar as redes sociais e outras ferramentas digitais para promover seu negócio e alcançar um público mais amplo, mas não se esqueça das mídias tradicionais - elas trazem relevância.

DICA 4 - Responsabilidade Financeira: Mantenha um controle rigoroso de suas finanças. Use planilhas ou softwares para gerenciar seu fluxo de caixa e tome decisões financeiras seguras, que não vão colocar sua empresa nem seu fluxo de caixa em risco.

DICA 5 - Regularize o seu negócio: Esteja em dia com as obrigações jurídicas, operando dentro da legalidade jurídica e tributária, evitando problemas com a lei e a Receita Federal, conferindo segurança e credibilidade ao seu negócio

DICA 6 - Networking: Estabeleça conexões no mercado. Participar de eventos e reuniões pode abrir portas e criar oportunidades valiosas de ideias e parcerias para o seu negócio.

DICA 7 - Seja adaptável: O mundo dos negócios é dinâmico. Esteja pronto para mudar de direção quando necessário e veja cada desafio como uma nova oportunidade de aprendizado.

Conclusão

Ser empreendedor é mais do que apenas abrir um negócio. É sobre ter paixão, determinação e vontade de fazer a diferença, de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de
algo positivo para a sua vida e também para a sociedade.

Uma das características dos brasileiros é transformar crises em oportunidades. Bons empreendedores surgem nesses períodos de crise e passam a influenciar os outros com suas ideias e projetos, mas é preciso ter estudo,
otimismo, autoconfiança, coragem, persistência, dedicação e resiliência, pois ninguém nasce empreendedor.

A jornada pode ser difícil, mas as recompensas são inestimáveis se houver dedicação e persistência. Então, a todos os empreendedores, novos e experientes, desejamos todo o sucesso em suas jornadas e que continuem a iluminar o caminho para um futuro mais brilhante e próspero na economia
brasileira.

Macaque in the trees
* Vinicius Teixeira é profissional de growth, especialista em mercado de afiliados, atualmente atuando na Monettizze. | Foto:

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