Entenda como usar uma das estratégias mais lucrativas
A venda assistida é uma das inovações do varejo que estão cada dia ganhando mais força dentro do mercado de compra e venda de produtos. Também conhecida como venda guiada, ela tem como objetivo tirar as dúvidas que o cliente possa ter durante o processo de compra, visando proporcionar a melhor experiência.
É um processo semelhante á venda consultiva. O cliente conta com um vendedor especialista no produto, serviço ou solução desejada. Esse profissional não só vende, como encontra a melhor resposta para uma questão ou necessidade. Ao contrário do autoatendimento, em que o cliente realiza todo o processo praticamente sozinho, na venda assistida, o vendedor faz a ponte entre as necessidades do cliente e as soluções da empresa.
Para este tipo de serviço, a capacidade da equipe de vendas de entender profundamente os recursos de seus produtos, ouvir os pontos problemáticos do cliente e buscar soluções ideais é fundamental para uma boa execução da estratégia.
Aliás, uma etapa crítica nessa da Venda Casada está exatamente no momento da apresentação. Não importa qual produto ou serviço está sendo ofertado, como a equipe destinada para o serviço irá abordar o cliente, pode fazer toda diferença no resultado final das vendas. Seja online ou seja loja presencial, a apresentação tem um grande impacto na experiência do cliente e muitas vezes é o fator decisivo na decisão de compra.
Como funciona a venda assistida?
A importância da venda assistida se torna maior aparente se comparada ao autoatendimento ou á compra autodirigida. Um exemplo de autoatendimento é a compra no supermercado. Nesse caso, o consumidor faz todo o processo sozinho, ou seja, não há a orientação de um vendedor em relação ás mercadorias.
Já a jornada de compra de um imóvel pode ser melhorada com a venda assistida. A jornada do consumidor é longa, cheia de divergências e questionamentos, pois a decisão tem grande impacto financeiro e no seu bem-estar. Nesse caso, a apresentação do imóvel e o auxílio do corretor são indispensáveis durante todo o processo de compra.
Quais são as vantagens da venda assistida?
Entender a importância da venda assistida tem relação com entender o quanto o tempo é importante para as pessoas. Na experiência da venda assistida, os consumidores podem fazer perguntas sobre especificações técnicas do produto, rendimento de materiais, aplicações recomendadas, prazos de entrega, custos de envio, descontos, opções de pagamento e muito mais.
Diminuição de tempo de atendimento
Um dos benefícios da venda assistida é reduzir o tempo que o consumidor leva para concluir o processo de compra. A lógica nesse ponto é muito clara: o cliente deve passar um tempo na loja porque deseja, e não porque não encontra com facilidade o produto ou a informação que precisa.
Fidelização de clientes
O sucesso na fidelização do cliente está diretamente relacionado á experiência oferecida- não apenas á qualidade do produtor, mas também do serviço. Como resultado, a venda assistida pode ajudar a reter clientes com mais sucesso.
Possibilidade de educar o cliente quanto aos produtos
As empresas que dedicam tempo para educar os clientes antes da compra são capazes de adaptar suas recomendações ás suas necessidades, garantindo compradores satisfeitos. Com métodos de venda assistida, sua empresa está pronta para educar os clientes, mostrando como seu produto ou serviço pode ajudá-los.
Outra vantagem de implementar a venda assistida é a possibilidade de repassar todas as informações sobre o seu produto aos consumidores. Os vendedores que acompanham os clientes durante o processo de compra fazem questão de repassar informações sobre produtos que vão atender melhor ás necessidades, informando recursos, benefícios e ensinando o melhor modo de uso.
Como implementar a venda assistida em seu negócio?
A venda assistida pode ser implementada em presas que têm lojas físicas ou vendem online- sejam elas especializadas em e-commerce ou que trabalhem com canais online e offline.
Para aplicar a venda guiada ao seu processo de negócios é necessário ter em mente alguns pontos chave. São esses aspectos que vão garantir aos seus clientes uma experiência personalizada, prática e que realmente atenda ao seu problema ou necessidade.
Capacitação de funcionários- para poder apresentar todos os detalhes do seu produto e sanar as dúvidas dos clientes, o vendedor deve ter um conhecimento sólido da solução e saber a melhor forma de comunicá-la. O treinamento contínuo para sua equipe de vendas garante que todos tenham informações necessárias para oferecer um ótimo serviço.
Interatividade no ambiente digital - para estender a venda guiada para o ambiente digital, o atendimento deve ser interativo, para que o cliente se sinta imerso e entenda que a solução oferecida é a melhor para o seu problema.
Venda assistida online e offline - a venda assistida não pode ser uma realidade apenas em um dos seus canais. Uma estratégia online/offline mostra ao consumidor que sua empresa proporcionará uma experiência de compra integrada em todos os canais, permitindo que ela escolha a jornada mais viável e confortável.
Com tudo o que compartilhamos neste artigo, esperamos que tenha ficado mais clara a importância de um bom atendimento e de dar a assistência necessária aos clientes durante o processo de venda. São necessários serviços diferenciados tanto online quanto offline, principalmente em vendas complexas, sendo a venda assistida uma das principais oportunidades de proporcionar uma boa experiência ao cliente.