Prefeitura do Rio anuncia novo plano de mobilidade para a Zona Sudoeste

Com R$200 milhões, os projetos tem o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na região

Por

Por Deborah Gama

Com novas rotatórias, ligações entre vias, pontes e a reorganização de trajetos desafiadores para a mobilidade urbana da Zona Sudoeste, um novo projeto para a região foi apresentado nesta quarta-feira (28), na Cidade das Artes. Com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, foram apresentadas uma série de intervenções viárias que beneficiarão a Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes. O plano tem como objetivo reorganizar o sistema viário da Zona Sudoeste, melhorando a fluidez do trânsito em uma das regiões com crescimento urbano mais dinâmico da cidade.

"Eu estou assumindo que vai acontecer o plano de mobilidade. É um agradecimento e um compromisso com os moradores da Região Sudoeste. Realizamos ao longo dos últimos anos importantes transformações na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Barra da Tijuca", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O vice-prefeito também reforçou a importância do plano de intervenções para a região. "Os projetos de intervenções na Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes visam o desenvolvimento até 2028 e são essenciais. Contamos com recursos financeiros e o apoio legislativo para a concretização", disse Eduardo Cavaliere.

Inicialmente, o plano contempla seis intervenções prioritárias, com investimento estimado em R$200 milhões. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura. O conjunto de ações busca destravar pontos críticos de congestionamento, ampliar a capacidade das vias e melhorar a circulação em corredores estratégicos que concentram grande volume de deslocamentos diários.

"Apesar dos investimentos já feitos pela prefeitura, ainda enfrentamos os desafios da mobilidade na região que mais cresceu na cidade. O que propomos neste novo ciclo de investimentos, planejamento e intervenções é tratar os pontos mais críticos. Temos mais de 22 intervenções planejadas e mapeadas na Região Sudoeste. Nesta primeira fase, serão seis intervenções", explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, durante a apresentação para moradores, empresários e comerciantes.

Além disso, o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), destacou a criação do Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável a partir da aprovação da lei municipal 6.320.

Rotatória na Av. Ayrton Senna X Av. Lúcio Costa

A primeira intervenção será no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, um dos pontos mais congestionados da Barra da Tijuca, especialmente no período da manhã, quando o fluxo no sentido Recreio-Barra é mais intenso. No local, será implantada uma rotatória que vai reorganizar os fluxos de tráfego e agilizar o deslocamento, principalmente de quem vem da Praia da Reserva em direção à Barra da Tijuca. A obra já foi licitada, com previsão de início no primeiro semestre.

Ligação entre o Canal de Marapendi e a Av. Alda Garrido

Outra intervenção prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal Marapendi, oposta à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, criando uma ligação com a Avenida Armando Lombardi. Será uma alternativa à Avenida Lúcio Costa, além de reduzir a dependência do retorno da Avenida das Américas, nas proximidades do Città América. A intervenção dialoga diretamente com a reconfiguração viária prevista no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, ampliando as opções de circulação na região.

Reorganização das Agulhas na Av. Ayrton Senna

Ao longo da Avenida Ayrton Senna, entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, será implantada uma nova configuração das agulhas existentes, garantindo a continuidade da terceira faixa e promovendo mais segurança e fluidez. As estruturas atuais serão retiradas e substituídas. A intervenção vai organizar os movimentos de entrada e saída e ampliar a eficiência da circulação em um dos principais corredores de ligação entre a Barra da Tijuca e a Grande Jacarepaguá.

Construção da Ponte do Arroio Fundo

O plano também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura vai ampliar a capacidade viária, passando de quatro para seis faixas de rolamento no sentido Linha Amarela. O sistema viário contará com quatro faixas na pista existente e duas na nova ponte, com faixas mais largas e maior capacidade de circulação, reduzindo um gargalo histórico da região.

Passagem inferior na Av. Alfredo Baltazar da Silveira/Barra Bali

No Recreio dos Bandeirantes será construída uma passagem inferior junto à rotatória da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, criando uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio. A nova pista permitirá que os veículos sigam em direção à Barra da Tijuca sem precisar passar pela rotatória, redistribuindo o tráfego, desafogando o local e criando um trajeto mais direto e eficiente em um dos principais eixos da Zona Sudoeste.

Passarela na estação Asa Branca

Fechando o conjunto de intervenções da primeira fase do plano, na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passarela para travessia de pedestres na altura da estação Asa Branca. A intervenção inclui a reorganização dos retornos e semáforos existentes, contribuindo para maior fluidez do tráfego e ampliando a segurança de pedestres e usuários do sistema BRT, além de beneficiar os empreendimentos residenciais já implantados e quem chega à região pela Transolímpica.