Multibloco desfila no Rio e em Niterói com o tema "De volta à Bahia" no Carnaval 2026

Bloco celebra a cultura baiana dez anos depois de um de seus temas mais marcantes

Por Redação

Tradicional bloco confirma desfiles nos dois municípios no Carnaval de 2026

Com tradição de quase 20 anos, o Multibloco está confirmado mais um ano para desfilar no Carnaval 2026. Serão dois desfiles, o primeiro no  dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, na Lapa, Rio de Janeiro; e no dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em Niterói, com o tema "Multibloco 2026: De volta à Bahia".

Dez anos depois, o bloco retoma uma das homenagens mais queridas de sua história, celebrando a pluralidade cultural da Bahia, berço de ritmos, canções e manifestações que atravessaram gerações e fazem parte da memória do carnaval brasileiro.

Abrindo os caminhos

De acordo com a organização, o desfile terá uma abertura especial com defumadores, que irão "abrir os caminhos" do cortejo, seguida por uma série de performances artísticas que integram música, dança e referências da cultura afro-brasileira. Entre os destaques estão Bruna Christine, finalista do concurso Beleza Negra do Bloco do Ilê Ayê, como Deusa de Ébano, e as ritmistas e performers Fernanda e Júlia, homenageando às orixás Iansã e Iemanjá.

Antes dos desfiles oficiais, o público poderá acompanhar o Multibloco nos ensaios pré-carnavalescos. No dia 1º de fevereiro, acontece o primeiro ensaio geral com trio elétrico, na Lapa. No dia 3 de fevereiro, será realizado o ensaio técnico em Niterói. Já no dia 9 de fevereiro, ocorre o ensaio geral aberto na sede do Cordão da Bola Preta, na Lapa, e no dia 12 de fevereiro, o bloco se apresenta na abertura do Bloco Dus Impussivi, no Centro do Rio de Janeiro.

Fundado por Lino Amorim, responsável pela direção musical, e pela Maestrina Thais Bezerra, uma das pioneiras femininas responsável pela regência da bateria do bloco nesses 17 anos, o Multibloco reúne diversidade, folia e cultura. Ao longo desses anos, o projeto se consolidou como um dos mais expressivos blocos percussivos da cidade, reunindo atualmente cerca de 280 ritmistas e atuando também em formato de banda e em módulos temáticos ao longo do ano. “Minha expectativa para o Carnaval do Multibloco 2026 é de celebração e retorno a um tema que foi escolhido pelos integrantes e foi muito marcante na nossa história, com novo olhar, novas músicas, 10 anos depois.” explica Thais, que completa “Trazer a Bahia como tema é reafirmar a força das afro-brasilidades que atravessam nossa música e a minha própria trajetória. Sendo uma mulher estando à frente da bateria há quase duas décadas, regendo mais de 200 pessoas, é uma construção coletiva de resistência, aprendizado e afeto. O Multibloco faz parte da minha formação como percussionista, maestrina e pesquisadora. É um projeto feito de encontros, onde pessoas viram família, a equipe é unida e seguimos sonhando juntos, acreditando e fazendo o Carnaval acontecer ano após ano.”

Neste tempo, o Multibloco também se expandiu para Niterói, onde realiza oficinas no bairro do Cafubá, na Escola Democrática, e desfiles na Praia de Piratininga, na Quarta-feira de Cinzas, fortalecendo sua atuação cultural fora da capital fluminense

O Bloco

Fundado em setembro de 2008, na Lapa, o Multibloco foi idealizado pela Multifoco para os funcionários da editora para brincarem o carnaval e, para realizar esse sonho, contou com a parceria de Thais Bezerra e Lino Amorim, que colocaram o foco em uma Escola Percussiva que hoje atende quase 300 pessoas por ano, ensinando diversos ritmos musicais

Os Fundadores

Thaís Bezerra é diretora artística, maestrina e produtora do Multibloco. Doutoranda em Educação Musical pela UFRJ, mestra em Ensino de Práticas Musicais pela UNIRIO e especialista em ORFF Schulwerk (Califórnia, EUA), já atuou como Spring Artist in Residence no Samba Funk, na Califórnia, regendo no Carnaval de San Francisco e Oakland. É professora de música da Rede Municipal do Rio de Janeiro, tendo ministrado aulas na Finlândia, Espanha e Cuba. É autora do livro “Tá no Batuque: o Ensino de Instrumentos de Percussão para Bloco de Carnaval” (2018).

Lino Amorim é diretor musical, arranjador e guitarrista do Multibloco. Bacharel em MPB com habilitação em Arranjo Musical pela UNIRIO, mestre em Música pela mesma instituição e doutor em Música pela UFRJ, desenvolve pesquisas sobre baterias de escolas de samba e repertórios dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro. Também é diretor executivo da Associação de Blocos de Carnaval Coreto.