Calor intenso mobiliza Saúde, Bombeiros e Defesa Civil no RJ
15 mil litros de água já foram distribuídos e o atendimento será ampliado neste verão
O Governo do Estado apresentou o balanço das ações adotadas no úlltimo fim de semana para enfrentar a onda de calor extremo que atinge o Rio de Janeiro e anunciou o reforço das medidas de proteção à população. As iniciativas envolvem diferentes áreas, como saúde, abastecimento de água, segurança nas praias, monitoramento ambiental e emissão de alertas.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a orientação foi integrar todas as estruturas do estado para reduzir os impactos do calor. "Desde o início dessa onda de calor extremo, determinei uma atuação integrada para proteger a população. Estamos usando toda a estrutura do Governo do Estado para enfrentar os efeitos do calor", afirmou. Ele destacou que a prioridade é garantir prevenção, bem-estar e resposta rápida.
Uma das principais frentes é a megaoperação de hidratação coordenada pela Cedae. Apenas no domingo (28), foram distribuídos 15 mil litros de água potável nas praias de Copacabana, Leme e Ipanema, na Zona Sul, além do Parque Madureira, na Zona Norte, e em Duque de Caxias, na Baixada. Para manter a água gelada, foram usadas 3,4 toneladas de gelo. A ação conta com a "Frota da Hidratação", formada por uma Kombi e 14 bicicletas, além de bebedouros para pets instalados em postos salva-vidas. "Mobilizamos equipes em pontos estratégicos para garantir hidratação e bem-estar de todos", disse o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon.
Na segunda-feira (29), os pontos de distribuição passaram a atender passageiros do transporte público em estações como Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira, além da população em situação de rua no Centro.
Saúde e prevenção
Na área da saúde, o estado registrou 300 atendimentos relacionados ao calor durante o fim de semana. Salas de hidratação foram montadas em UPAs, inclusive para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. "Na última quinzena foram atendidas mais de 2.000 pessoas com sintomas relacionados ao calor", informou a secretária estadual de Saúde, Claudia Melo, destacando atenção especial a idosos e crianças. O SAMU também reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida. As equipes contam com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para pronto-atendimento.
A Secretaria de Saúde também realiza emissão diária de alertas e orientações aos municípios, com monitoramento pelo painel Vigidesastres, garantindo respostas rápidas e coordenadas. Há ainda o Painel Monitora - Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e conteúdos simplificados para a população em geral.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ampliaram a atuação nas praias, com mais de mil profissionais e 38 postos móveis de guarda-vidas. Só no fim de semana, houve quase 20 mil ações preventivas a afogamentos, 87 resgates e registro de 104 crianças perdidas. O uso de drones com alertas sonoros sobre risco de banho no mar noturno passou a reforçar a prevenção. "Nosso foco é antecipar riscos, orientar os banhistas e agir com rapidez para reduzir acidentes e proteger famílias", afirmou o coronel Charbio Guijarro.
Já a Secretaria do Ambiente e o Inea criaram uma sala de monitoramento de temperatura e sensação térmica em tempo real, com dados de 30 estações nos municípios de Barra Mansa, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio de Janeiro, São João da Barra e Volta Redonda. "Seguimos acompanhando de perto os impactos do calor na vegetação e recursos hídricos", disse o secretário Bernardo Rossi. Os dados coletados são compartilhados com as prefeituras, integrando informações meteorológicas.
