Fórmula 1 invade a CCXP25

Ativações da feira Geek apostam na popularidade crescente do esporte

Por Pedro Sobreiro

Réplica da Red Bull de Max Verstappen está exposta no estande da marca de energético

Aqueles que passarem pelos corredores da CCPX25, na capital paulista, provavelmente vão se deparar com alguns carros de Fórmula 1 espalhados pelo evento. Pois é, após anos como a capital nacional da F1, São Paulo abraçou novamente a categoria mais nobre do automobilismo para promover ações promocionais e atingir diferentes públicos em seu território.

Na CCXP25, o público-alvo são os Geeks de todo o Brasil. No entanto, é impossível não sair da feira com vontade de assistir uma prova só para ver essas máquinas tão impressionantes em ação.

O estande da Red Bull trouxe várias atividades interativas, como videogames temáticos e uma prova de Tetris numa tela gigante, mas o que chama atenção mesmo é a réplica da Red Bull de Max Verstappen. O carro impressiona por seu porte e pela estrutura luminosa que o cerca. E o timing não poderia ser melhor. Neste domingo (7), Verstappen poderá conquistar o pentacampeonato mundial de Fórmula 1 caso vença a etapa de Abu Dhabi e Lando Norris termine fora do pódio. Ou seja, é possível que o público da CCXP25 chegue à feira no domingo e se depare com um carro que acabou de conquistar o mundo.

Mais do que isso, existe uma atividade interativa sensacional para os fãs. Eles replicaram a frente do carro que Max Verstappen utilizou no GP de Interlagos 2025 e montou uma brincadeira para os fãs trocarem os pneus do automóvel. É uma ativação analógica extremamente bem-vinda, porque foge daquele padrão de estandes em que os fãs pegam uma fila gigante para tirarem foto com um pôster. Aqui, a galera realmente entra na brincadeira e se sente nos boxes da escuderia.

Além da Red Bull, a grande surpresa do evento é o estande do Mercado Livre. Eles estão expondo o carro adaptado que Brad Pitt utilizou nas gravações de "F1: O Filme", grande sucesso de crítica e bilheteria de 2025.

Bianca Tenorio, representante de marketing do Mercado Livre, contou que a chegada do carro foi uma ação realizada em conjunto com o Apple TV+, que é parceiro da marca.

"A gente tem a loja do Mercado Livre. Lá dentro, nós temos uma ativação exclusiva do Meli+ Mega, o plano de assinaturas do Mercado Livre. A gente tem três opções, sendo o Mega o nosso plano mais completo, que disponibiliza acesso aos streamings dos parceiros: Disney+, HBO Max, Netflix e Apple TV . Desses partners, a Apple se ofereceu para fazer uma parceria com a gente para disponibilizar esse carro. Ele veio dos sets de filmagem, em Los Angeles, direto para cá".

E a ação acaba dando resultado, porque o Mercado Livre conseguiu um estoque de miniaturas exclusivas da linha premium da Hot Wheels voltada para a Fórmula 1. Há modelos que só são encontrados na loja da CCXP.

"O Brad Pitt pilotou esse carro, então, pela nossa parceria, eles [Apple] disponibilizaram [o carro] para a gente expor na CCXP. E está dando um resultado incrível. Todo mundo que passa fica impressionado com o carro e entra na loja. Todo mundo queria entrar no carro, mas a gente só pode admirar mesmo, porque é o carro oficial do filme. É lindo!", comentou.

A estratégia é muito acertada para ambos. Além do carro atrair a atenção do público para o evento e manter a marca em evidência nas fotos e vídeos de influenciadores, ele lembra o público de que o filme vai estrear em breve - e com exclusividade - no Apple TV+. Segundo o streaming, o longa chegará em 12 de dezembro.

Dessa forma, a Apple, que optou por não montar um estande ou trazer convidados para a CCXP nesse ano, consegue marcar presença e reforçar sua marca sem estar na feira.

A CCXP25 começou oficialmente nesta quinta-feira (4) e vai até domingo (7). Ainda há ingressos disponíveis para venda, com exceção do sábado (6), que está esgotado há meses. É uma chance de ouro para os Geeks viverem esse mundo divertido e se interessarem por novos hobbies e paixões, como a Fórmula 1.