Com Elton John, Rock in Rio promete movimentar o país

Organização anunciou atrações para a edição do festival em 2026 e novo Palco Mundo

Por Paula Vieira

Lendas da música, Elton John e Gilberto Gil se apresentarão no Rock in Rio

Organização anunciou atrações para a edição do festival em 2026 e novo Palco Mundo

Falta menos de um ano para a abertura oficial, mas o Rock in Rio 2026 já movimenta a cena cultural e turística da capital carioca. Na manhã desta terça-feira (25), os organizadores anunciaram duas lendas da música para o dia 7 de setembro: Gilberto Gil e Elton John, que vão se apresentar no Palco Mundo.

O anúncio ocorreu durante ação no Parque Bondinho Pão de Açúcar, reunindo Roberto Medina, a equipe da Rock World, empresários, o prefeito Eduardo Paes (PSD), produtores culturais, influenciadores e convidados como Wanda Sá, representando a Bossa Nova. O vice-presidente artístico Zé Ricardo também subiu ao palco para interpretar "Your Song", antecipando o clima da edição.

A noite, o Rock in Rio divulgou em suas páginas oficiais que, pela primeira vez, o festival contará com uma banda de K-Pop no line-up. Trata-se do grupo Stray Kids, que se apresenta no Palco Mundo, em show único no Brasil, no dia 11 de setembro.

Paula Vieira/CM - Prefeito Eduardo Paes se esteve ao lado de Roberto Medina e líderes da Rock World

Principais novidades estruturais

Na apresentação no Pão de Açúcar, o festival revelou ainda novidades estruturais, como o retorno do 'The Flight', que trará trilha sonora sincronizada, balé aéreo, cinco aviões e 756 disparos de fogos por dia. O Palco Mundo, principal vitrine do evento, será totalmente remodelado: 31,5 metros de altura, 104 metros de comprimento e um painel de LED de 2.400 m².

O novo desenho promete ampliar a experiência visual do público. "É uma cenografia absolutamente inovadora, com muita tecnologia, mas a mesma grandiosidade de sempre", destacou Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World, lembrando que o Palco Mundo é "o lugar mais fotografado do festival". Ela reforçou a relação simbiótica com o Rio e o compromisso de promover a cidade: "O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo porque nasceu na cidade mais linda, mais feliz e solar".

Paula Vieira/CM - Novo Palco Mundo do Rock in Rio

Impacto econômico

Segundo dados da Rock World, a edição de 2024 gerou impacto econômico de R$ 3 bilhões, aumento de 40% no comércio e ocupação hoteleira de 88%, atraindo público de vários estados (49% vieram de fora do Rio). Também foram criados cerca de 32 mil empregos.

Para quem planeja garantir presença em 2026, o Rock in Rio Card será vendido em 9 de dezembro, às 19h. Na edição passada, esgotou em 2h04, deixando quase 500 mil pessoas na fila. Antes disso, membros do 'Rock in Rio Club' terão acesso à pré-venda no dia 4, no mesmo horário.

Paula Vieira/CM - Apresentação aconteceu no Pão de Açúcar

Outra aposta para fortalecer o turismo é o movimento 'Viva o Rio com o Rock in Rio', em parceria com a Visit Rio, que oferecerá descontos em pontos turísticos, serviços e experiências para quem adquirir o Card. A plataforma também reunirá iniciativas como o programa gastronômico 'Cidade Deliciosa'. A Crmbonus será outra parceira: todos os fãs com ingresso receberão 100% do valor convertido em bônus para usar com patrocinadores e estabelecimentos participantes.

Visão de Roberto Medina

O CEO da Rock World, Luis Justo, afirmou que a expectativa é receber 700 mil pessoas, sendo 60% de fora do Estado. Já Roberto Medina, fundador do RiR, disse que a inspiração da edição é a própria cidade. "A grande inspiração do projeto é o Rio, o maior headline é a cidade", afirmou, ressaltando que 2026 será marcada pela defesa da paz e da união.

"Especialmente nesta edição terão três dias em que o headliner principal não vai tocar em outro lugar do mundo", adiantou, "Então comecem a organizar reservas, hotéis e passagens". O empresário disse ainda: "A música une os diferentes e o Brasil precisa disso, assim como todo o mundo".

Paula Vieira/CM - Correio da Manhã

Medina reforçou seu sentimento pela cidade do Rio de Janeiro, algo que promove em todos os lugares onde realiza o Rock in Rio. O empresário também apontou o turismo fluminense como uma experiência que pode ser somada entre as agendas dos fãs do festival e reviveu os 40 anos de trajetória.

"Você vem para o Rock in Rio, mas curte a cidade de graça, essa praia, o mar, as montanhas. São coisas impressionantes e há a possibilidade de esticar as férias na cidade com o feriado. Geralmente não faço comercial do Rock in Rio, mas neste ano, quero fazer o comercial do Rio de Janeiro. Somos o maior festival da Europa e procurávamos mostrar a capacidade técnica do brasileiro, do carioca. 40 anos atrás, exportávamos equipamentos, sons. Hoje somos a ponta. Ao longo desses 40 anos, tivemos mais de 13 milhões de visitantes na cidade do Rock, unindo todas as edições", celebrou o empresário.

Paula Vieira/CM - Eduardo Paes e Roberto Medina

O criador do Rock in Rio ainda apontou o fator positivo de nunca ter ocorrido incidentes no festival em todas essas décadas: "É até estranho, porque recebemos uma população que é maior do que a de Portugal e não tivemos nada porque as pessoas estão em paz e queremos amplificar esse movimento, para que o Brasil possa viver e produzir melhor". O empresário também agradeceu ao apoio e confiança no projeto e ao prefeito que o "trouxe de volta 15 anos atrás".

Paes reforça impacto positivo do Rock in Rio na capital carioca

Medina brincou que apesar de saber as bandas que se apresentarão, não contaria para Eduardo Paes, pois seria um "perigo". Mas o prefeito tentou se aproximar, com vários cochichos durante a apresentação do projeto. Em sua participação, Paes reforçou o impacto positivo do festival na imagem da cidade.

Paula Vieira/CM - Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

"Estou impressionado com uma coisa que o Roberto disse aqui, que este ano ele está muito dedicado ao Rio de Janeiro. A gente conhece poucos cariocas tão apaixonados, poucas pessoas que fazem tanto quanto você (Roberto Medina). A minha vinda é muito mais para agradecer por acreditarem nessa cidade tão especial (...) Estamos vendo nos últimos dias muitos estrangeiros chegando, inclusive do mundo artístico, vivendo as experiencias e a vibração que tem o Rio de Janeiro. Viva o Rock in Rio!", declarou.

O festival volta à Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro nos dias 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de setembro de 2026. Os valores do Rock in Rio Card serão: R$ 795 (inteira), R$ 397,50 (meia-entrada) e R$ 675,75 para clientes Itaú.

 

Paula Vieira/CM - Prévia do show de aviões do Rock in Rio 2026

No encerramento do evento no Pão de Açúcar, a Rock World promoveu um verdadeiro espetáculo aéreo aos participantes, oferecendo uma mostra do 'The Flight', que acontecerá no festival, além da tradicional foto reunindo a equipe do Rock in Rio e os presentes, entre artistas, influenciadores e profissionais da mídia.