Temporada de cruzeiros no Píer Mauá começa neste fim de semana
Porto do Rio de Janeiro deve receber 28 navios e 84 atracações ao longo de 2025 e 2026
Está chegando o verão, a época mais esperada do ano no Rio de Janeiro! Junto com a estação inicia a temporada de cruzeiros no Pier Mauá. Os navios começam a atracar no dia 11 de outubro de 2025 e o último chega à Cidade Maravilhosa em 20/04/2026. Ao todo serão 28 gigantes, sendo 21 com roteiros estrangeiros e sete com rotas nacionais, com 84 atracações. Destes, dois atracarão pela primeira vez no Pier Mauá. A previsão é de 57 escalas com roteiro no Brasil, 29 com roteiros internacionais e que o número de visitantes alcance a marca de 240 mil. O MSC Seaview terá o maior número de passageiros: 5.429, passando pela cidade no dia 12 de abril de 2026.
A primeira embarcação que terá a honra de inaugurar a temporada, neste sábado (11), é o navio de expedição Scenic Eclipse, às 8h. O cruzeiro de alto luxo conta com diversas características especiais, incluindo uma frota própria de helicópteros e submarinos, utilizados para atingir destinos em regiões remotas como a Antártica e o Ártico.
Neste mesmo mês de outubro, dia 25, também às 8h, atraca no Pier um dos gigantes da navegação: o MSC Preziosa, com capacidade para 4.345 turistas. O Preziosa, que levou o Prêmio VT em 2018/2019, possui como marca registrada a escadaria cravejada de cristais Swarovski. O navio possui um parque aquático com cinco piscinas e toboágua de 120 metros de comprimento, que se projeta para fora do navio. A lista de atrações continua com pista de boliche, cinema 4D, teatro com espetáculos estilo Broadway, cassino, spa e quadra poliesportiva. O navio fará cruzeiros nacionais de três a cinco noites, visitando alternadamente Ilhabela (SP), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Balneário Camboriú (SC) e Porto Belo (SC); e também internacionais de seis a sete noites, visitando Búzios (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilhéus (BA), Punta del Este (Uruguai), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Os embarques serão em Santos (SP).
Cruzeiros Especiais
Dentre os destaques da temporada, o MSC Seaview, terá o maior número de passageiros: 5.429. A embarcação passa pela cidade no dia 12 de abril de 2026. O carnaval também será bem movimentado: entre a sexta-feira (13/02) e segunda-feira (16/02), o Pier contará com a presença de sete navios, sendo três na sexta (Costa Favolosa; Borealis; e Silver Whisper), dois no sábado (MSC Armonia; e Sapphire Princess), um no domingo (Pacific World) e outro na segunda (Aidamar). Fevereiro de 2026, inclusive, será o mês com maior atracação de navios nesta temporada: 19.
O MSC Seaview, juntamente com o Costa Diadema, também cumprirá a missão de fornecer hospedagem para os participantes da COP30 em Belém, no Pará, entre novembro e dezembro de 2025. Ambos foram contratados pelo governo federal para suprir a alta demanda por leitos, oferecendo cerca de 3.900 cabines com capacidade para até 6 mil pessoas.
Destaques
Nesta temporada, dois navios serão atrações inéditas no terminal, fazendo sua primeira escala em solo carioca e prometendo trazer novas experiências e opções para os visitantes: o MS Vista e o já citado Borealis. Entre os navios de cabotagem que passarão pelo Rio, o MSC Armonia; o MSC Seaview; e o Costa Favolosa realizam escalas regulares. Com exceção do Seaview, os outros realizam operação de embarque e desembarque de passageiros no Pier Mauá. Outra novidade é que a empresa MSC Cruzeiros fará embarques parciais no navio de cabotagem MSC Sinfonia.
"O Rio de Janeiro já se firmou como um dos destinos mais desejados pelo cruzeirista nacional e estrangeiro e o Pier está preparado para receber os visitantes. Nosso foco e esforços estão voltados à segurança que viabiliza condições para que o turista possa aproveitar a nossa Cidade Maravilhosa com tranquilidade", destaca Marcello Chagas, Gerente de Operações do Pier Mauá.
Sobre a temporada anterior
A temporada 2024/2025 registrou 37 navios e 107 atracações, onde o Pier Mauá acolheu um total de 323 mil passageiros, entre embarques, desembarques e trânsito.