Vila Galé Collection Ouro Preto marca nova era no turismo mineiro

Hotel, que será inaugurado neste sábado, 24 de maio, ocupa antigo Colégio dos Salesianos, em sítio histórico do município mineiro

Por por Cláudio Magnavita

Situado em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, o Vila Galé Collection Ouro Preto oferece uma experiência única, combinando história, luxo e natureza

A inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, um empreendimento de um grupo internacional, marca uma nova fase para o turismo histórico em Minas Gerais. O grupo português Vila Galé investiu R$ 150 milhões no local onde era antigo Colégio dos Salesianos, no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, e que, anteriormente, também foi o primeiro destacamento de polícia do Brasil.

É uma unidade emblemática da maior rede de hotéis de Portugal e do Brasil, por restabelecer os vínculos com a região de arquitetura mais portuguesa de além mar. O novo hotel, às margens da Estrada Real, oferece uma experiência única com 311 quartos — sendo 95 deles localizados no edifício preservado e os outros 216 em 9 blocos que foram construídos. Todos eles tematizados com história, cultura, monumentos e personalidades, como por exemplo, o Museu da Inconfidência e Tiradentes. A rede Vila Galé, por deter exímia experiência em Portugal na restauração de patrimônios históricos, respeitou e pactuou brilhantemente todas as suas ações com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Ao todo, serão cinco piscinas aquecidas, sendo quatro descobertas e uma coberta, dentro do Satsanga Spa & Wellness, além de salas de reunião e uma área de eventos para até 900 pessoas. Serão 15 hectares de plantação de vinha e olival e sobre este assunto, o Vila Galé inova trazendo tecnologia portuguesa inédita de plantio ao Brasil — mais célere e eficiente — com a utilização de hidroinjetores, e também as variedades de uvas e azeitonas plantadas em solo mineiro. Serão mais de 22 mil mudas de videira, sendo as castas escolhidas: Touriga nacional, Chardonnay; Pinot Noir; Sauvignon Blanc; e Syrah; além de 15 mil oliveiras, com as variedades Arbequina, Arbosana e Koroneiki.

A gastronomia ficará a cargo dos restaurantes Inevitável, Versátil e Massa Fina, e o hotel dispõe ainda de biblioteca, clube NEP para crianças, horta pedagógica, pomar, capela com capacidade para 70 pessoas e dois lindos claustros com coreto. Com Wi-Fi gratuito, room service 24h e estacionamento, será o refúgio perfeito para famílias, casais e viajantes a negócios.

Patrick Bertholdo - A história da região sendo contada através de impactantes imagens em cada quarto do hotel

Para resgatar a memória original, o Hotel firmou parceria administrativa com um grande haras da região, MTostes, que trará a espécie "Mangalarga Marchador" (raça de cavalo em que outrora habitou o local).

No terreno, uma grande obra de engenharia foi realizada, conferindo um enorme lago artificial com direito a pier e pedalinhos. Serão oferecidos passeios em cavalos e charretes, bicicletas, trilhas e até atividades de balonismo. Uma verdadeira imersão na natureza mineira. O local contará ainda com um memorial que contemplará dois espaços, sendo um deles para a era do quartel e a outra dos próprios salesianos.

O Vila Galé Collection Ouro Preto elevará positivamente os padrões socioeconômicos da região. De largada, serão contratados 170 colaboradores diretos, além de mais de 600 indiretos.

A conquista da chegada de um grupo internacional na "jóia da coroa" do turismo histórico de Minas teve como responsável o secretário de Turismo e Cultura de MG, Leônidas José de Oliveira, que incentivou o desembarque da rede, que em Portugal é responsável por projetos similares que dão nova vida a edifícios históricos, que passam a gerar emprego e movimentar o turismo local.

O presidente do grupo Vila Galé, Dr Jorge Rebelo de Almeida ficou apaixonado pela possibilidade de implantar uma unidade Collection no Brasil e em Minas. A experiência anterior, não tão ampla, foi a restauração do casarão que é o prédio histórico do Vila Galé Rio de Janeiro, na Lapa.

Ainda em 2025, o Grupo inaugura, em Belém, o Vila Galé Amazônia, para a COP30, com características diferentes e super modernas.

CM - Na foto, a diretoria da Vila Galé; dos Salesianos; do IEPHA-MG (Patrimônio Histórico de Minas); e Prefeitura de Ouro Preto

Para a inauguração, a rede, com apoio da TAP Air Portugal, trouxe jornalistas dos principais veículos de comunicação de Portugal, além de jornalistas do Rio e São Paulo. Um grupo de operadores de turismo de Portugal também foi convidado.

Nesta quinta, 22, o secretário Leônidas de Oliveira recebe em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas,  os convidados da mídia e operadores, para uma homenagem ao Dr Jorge Rebelo de Almeida. O governador de Minas, Romeu Zema, presidirá a solenidade de inauguração da nova estrela internacional do turismo neste sábado, 24, em Ouro Preto, ao lado do Prefeito da Cidade, Angelo Oswaldo Santos.

Patrick Bertholdo - Durante a assinatura da concessão da área, o presidente do grupo, Dr. Jorge Rebelo de Almeida, ao centro, com o diretor do Vila Galé José Bastos (e); e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (d). Ao fundo, a secretária de Comunicação de MG, Bárbara Bottega