A Associação Brasileira de Agência Viagem (Abav) promoveu nesta quinta-feira (26), a abertura oficial da 51ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, a maior feira de turismo da América Latina. O evento está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, do dia 26 a 28 de setembro.
Apenas no primeiro dia, o evento ofertou 17 palestras com diferentes autoridades do setor. O espaço, nomeado de Abav Talks, é uma iniciativa para promover o aperfeiçoamento profissional dos associados.
O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, abordou o Plano Nacional de Turismo 2024-2027. O documento estabelece objetivos para o setor nos próximos três anos. Entre as metas, destaca-se o crescimento do número de viagens nacionais, que deve saltar de 93 milhões para 150 milhões. Além disso, busca-se atrair 8,1 milhões de turistas internacionais ao Brasil e gerar receitas de US$ 8,1 bilhões provenientes do turismo estrangeiro.
“O PNT 2024-2027 é um plano robusto, pensado para integrar o turismo com outras áreas da economia, promovendo o desenvolvimento regional e a inserção produtiva de milhares de brasileiros”, destacou Wilken Souto. “Queremos que o turismo seja visto como um setor estratégico para o crescimento sustentável do Brasil”, disse.
Lei de Turismo
Wilken, juntamente com o assessor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo M. Oliveira, participou de outra conversa sobre a “Nova Lei Geral do Turismo e a Responsabilidade Legal das Agências de Turismo”. A lei foi sancionada em setembro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e visa adequar o marco legal às dinâmicas atuais do setor, desburocratizando processos e facilitando o desenvolvimento sustentável do turismo.
Para discutir a "Capacitação em Afroturismo", a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Tânia Neres, destacou a importância do afroturismo como uma ferramenta de combate ao racismo no setor. Ela ressaltou que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira é negra, o que torna fundamental a promoção de experiências afrocentradas em todo o país. Essas iniciativas não apenas valorizam a cultura afro-brasileira, mas também contribuem para um turismo mais inclusivo e representativo.
Reforma tributária
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; o presidente do Conselho de Adm. da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), Fabiano Camargo; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares; realizaram uma palestra sobre os “Aspectos Políticos da Reforma Tributária”, para aprofundar este tema recente que, segundo eles, representa uma oportunidade única para o setor turístico se consolidar como um dos pilares da economia brasileira.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou a palestra “De Olho no Turismo de Experiências – Como Acessar o Turista”, que trouxe estratégias para atrair e engajar visitantes em um cenário turístico em constante evolução. Além disso, foi abordado o tema “Energia Inteligente: Como Economizar e Ser Sustentável no Seu Negócio”, que enfatizou a importância da transição energética para pequenas empresas e a profissionalização do setor energético. Nesse contexto, a Trilha Solar foi apresentada como uma capacitação para empresas especializadas na instalação de placas solares.
Além das citadas, foram debatidas as palestras “Vai Turismo: Conexões Entre Políticas Públicas e o Mercado"; “Peru: Destino Turístico, Cultural e Gastronômico”; “Mercado e Perfil do Viajante Sênior & Como Vender Mais e Melhor para o Segmento 60+”; “Brumadinho Sustentável: Inovando o Turismo Local com Impacto Positivo”; “Roteiros Exclusivos e Turismo de Luxo”; “Sustentabilidade: Um Motor Fundamental para o Desenvolvimento do Turismo na Era Pós-covid”; “Nepal: Um Destino de Lazer Popular”; “Rio Grande do Norte: Um Mundo de Possibilidades”; “Rota Turística Caminho dos Guarás (Polo São Luís / Polo Floresta dos Guarás”; e, por fim, a “Inteligência Artificial em Destinos Turísticos Inteligentes”.
“Coração pulsante”
“A ABAV Expo tem o compromisso de trazer as últimas tendências e inovações do setor de Turismo, proporcionando conhecimentos e habilidades necessários para enfrentar os desafios do mercado. E o ABAV Talks é um verdadeiro coração pulsante de aprendizado e inovação em nosso tradicional evento. Neste espaço, reunimos desde workshops práticos até palestras inspiradoras, em uma programação cuidadosamente planejada para proporcionar um aprimoramento real e imediato para os participantes”, destacou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Neste ano, o evento conta com 198 estandes e aproximadamente 1.500 marcas participantes. São 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios, 36 empresas no Espaço Operadoras e 120 compradores convidados. Segundo a Abav, a expectativa é que a exposição atraia cerca de 30 mil pessoas, entre expositores, profissionais do setor e visitantes de diversos países, que frequentam para oferecer projetos especiais e oportunidades de negócios.