Por:

Agência tem contrato milionário com a prefeitura e estaria na campanha de Ferreti

Fernando Jordão nega envolvimento com milícia digital em campanha eleitoral de Angra dos Reis | Foto: Divulgação

A campanha eleitoral em Angra dos Reis acontece sob clima pesado. Em uma corrida acirrada, aparece a Somma Comunicações, uma agência que presta serviços à prefeitura mas estaria atuando na campanha de Cláudio Ferreti. Em virtude disso, Fernando Jordão e Ferreti são alvos de uma ação eleitoral por suspeita de disparo de notícias falsas em massa.

A ação foi impetrada pela coligação "Angra para todos" e tramita na 147 Zona Eleitoral de Angra dos Reis. Já a PF investiga se Jordão e Ferreti possuem ligação com uma suposta milícia digital que, na última semana, realizou disparo em massa com um vídeo que atacava a família do candidato Renato Araújo, do Partido Liberal.

Há fortes indícios que o próprio Jordão compartilhou o vídeo em grupos de WhatsApp da cidade. Figura ainda na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, Gabriela Athias, sócia da Somma, que seria responsável por aliciar um ex-funcionário de Renato, para gravar vídeos caluniosos com a finalidade de desconstruir a sua reputação na cidade.

Alvo de investigações

As ligações de Gabriela Athias, dona da agência, com o prefeito Fernando Jordão e sua mulher, a deputada estadual Célia Jordão, vem de longa data. O elo começou mesmo antes de a empresa ganhar a licitação para publicidade digital da prefeitura angrense.

O prefeito Fernando Jordão teria conhecido a empresária da agência de publicidade, durante uma viagem, a Israel, em 2018, através do recém-eleito governador do Rio, Wilson Witzel, a Israel, cassado por corrupção em 2021. Gabriela assessorava o grupo de Witzel e estava na sua comitiva.

Após a cassação de Witzel, Gabriela recebeu amparo na Prefeitura de Angra dos Reis. Desde 2022, a empresa é responsável pelos serviços de comunicação da prefeitura, com contratos que chegam a quase R$ 13 milhões, se somados os aditivos.

Notas dos envolvidos

Em nota enviada à Redação do Correio da Manhã, no início da semana, o prefeito Fernando Jordão informou que desconhece a existência de qualquer "milícia digital" em Angra dos Reis e está à disposição das autoridades. "Com relação à Somma Comunicações, o prefeito esclarece que o contrato com a agência foi firmado após licitação que cumpriu todos os requisitos legais, com valores compatíveis com os praticados no mercado", diz a nota.

- Desde 2022, a empresa é responsável pelos serviços de comunicação para promover e dar transparência aos programas e ações da Prefeitura de Angra dos Reis, sob coordenação e supervisão da Secretaria Executiva de Comunicação - afirma a nota.

A Somma Comunicações informou, por meio de nota, enviada no início da semana, que prestou ao Ministério Público todas as informações necessárias sobre a execução de serviços para a Prefeitura de Angra dos Reis.

- Já sua sócia, Gabriela Athias, foi arrolada pelo MP no processo como testemunha, não como acusada - conclui a nota.