Destaque entre os palestrantes, CEO da Globo reúne público de 4 mil pessoas
Por José Carlos Tedesco
Colaboração para o Correio da Manhã
Começou na terça e terminou nesta quinta-feira (29) a 50ª edição do CONARH. Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil). Com meio século de história, o congresso bateu recorde de inscritos, com cerca de 40 mil pessoas contra 32 mil no ano passado. As inscrições se esgotaram em um mês. Neste ano, o maior evento de gestão de pessoas da América Latina traz como tema "Impactando e inspirando o futuro da gestão". Ao longo dos três dias, a estrutura montada no São Paulo Expo receberá 220 expositores e 120 palestrantes distribuídos em 36 palestras simultâneas e cinco palestras magnas. Em paralelo ao congresso, é realizada a EXPO ABRH, feira de negócios com mais de 170 expositores apresentando novidades e tecnologias do segmento.
Para o presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, o crescimento do congresso vai ao encontro da transformação da área ao longo desses 50 anos. Hoje, ressalta ele, a gestão de pessoas é um fator estratégico para a sustentabilidade de qualquer empresa. "Nos anos 1980, a gente fechava a porta da rua e cuidava das mesmas coisas internas: organograma, recrutamento e seleção, cargos e salários. Hoje, embora o RH esteja dentro das empresas, ele abrange o que existe no mundo lá fora. Fala de responsabilidade social, comunicação e muitos outros temas", ressalta.
Atração do primeiro dia do congresso, o CEO da Globo, Paulo Marinho, falou por quase duas horas para um auditório lotado. A mesa magna teve ainda apresentação do comediante Paulo Vieira e reuniu um público de 4 mil presentes. O executivo abordou a importância das pessoas para a TV Globo e ressaltou que o capital humano é um dos principais que diferencia a Globo das outras emissoras e ajuda a explicar a liderança longeva na audiência. Segundo o executivo, saber estabelecer a conexão com as pessoas, em um país com uma diversidade única, é fundamental para o sucesso de uma empresa que diariamente entra na casa de milhões de brasileiros. "Nós temos paixão pelas pessoas e fazemos tudo por elas", afirmou.
Presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha observou que a diversidade singular do Brasil citada por Marinho é uma fonte inesgotável de criatividade que a Globo sabe valorizar como poucos. A agenda do encontro inclui debates sobre saúde mental, etarismo, inteligência artificial, segurança psicológica, ESG, diversidade, futuro do trabalho e liderança. Entre os palestrantes internacionais estão Jill Goldstein, dos EUA, sócia-gerente para transformação de RH e talentos da IBM, David Plink, da Holanda, CEO do The Top Employers Institute, e Germán Bencci, da Venezuela, fundador e CEO da CodeYourFuture.
Destaque para inclusão e acessibilidade
Neste ano, o CONARH implementou uma série de medidas para tornar o evento ainda mais acessível, garantindo que pessoas com diferentes necessidades possam participar plenamente. Entre as iniciativas adotadas, estão as rampas de acesso, que foram estrategicamente instaladas para facilitar a entrada e a movimentação de todos, independentemente de suas limitações físicas. Além disso, as palestras do auditório Alelo são legendadas em tempo real e todas as palestras oficiais e arenas contam com tradução simultânea em Libras, para que, dessa forma, participantes surdos ou com deficiência auditiva tenham pleno acesso ao conteúdo, sem barreiras de comunicação.