Em entrevista ao Correio da Manhã, o Galinho de Quintino opinou sobre o que falta para o Japão chegar a uma final de Copa do Mundo
A 24ª edição da Copa da Amizade Brasil - Japão acontece no CFZ, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, até este domingo (1º). O torneio de base reúne os elencos Sub-15 de grandes equipes do futebol brasileiro, como Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Corinthians, além do Kashima Antlers, Antlers Tsukuba e o Antlers Norte.
Organizador do evento, Zico, ídolo máximo do Flamengo, esteve na cerimônia de abertura, onde hasteou as bandeiras de Brasil e Japão e atuou como comentarista da partida de abertura entre seus dois times do coração: o Flamengo e o Kashima Antlers.
No campo, o Rubro-Negro bateu os japoneses por 2 a 1, mas a partida foi bastante disputada, com os atletas do Kashima dando um 'sufoco' nos flamenguistas na reta final.
Em entrevista ao CORREIO DA MANHÃ, Zico revelou que já está mais acostumado com a função de comentarista, que exerce há alguns anos em seu canal Zico 10, no YouTube, e que aprendeu a separar a emoção do profissional.
"Agora eu já estou vacinado, então foi tranquilo comentar esse jogo entre os dois times que eu amo. A gente tem que falar o que está acontecendo no jogo, que foi muito bem disputado e ambos tiveram grandes oportunidades, só que o Flamengo fez um gol a mais. O Kashima teve grandes chances, mas o faltou acertar a última parte. Quando era para chutar, os jogadores buscavam um último passe, por exemplo. Já o Flamengo teve umas três oportunidades e aproveitou duas, enquanto o Kashima só aproveitou uma das três chances criadas", disse.
Na edição de 2023, que teve o Vasco da Gama como campeão, o tempo foi cruel, já que choveu praticamente todos os dias. Neste ano, porém, o tempo firme vem possibilitando bons jogos. Para o Galinho, a Copa da Amizade é uma oportunidade especial para que os jovens possam fazer esse intercâmbio esportivo de duas nações diferentes.
"qualidade dos times é muito grande. E acredito que os times do Kashima vão sofrer um pouco, mas é muito bom para eles. A copa os ajuda. O Kashima fez um grande jogo nessa rodada de abertura, contra o Flamengo, e eles são os atuais campeões nacionais dessa categoria. Isso traz uma experiência pra eles, porque há muitos jogadores no time principal do Kashima Antlers, craques do futebol internacional e até na Seleção Brasileira, que jogaram a Copa da Amizade. Grandes nomes passaram por aqui. A gente fica feliz de dar essa oportunidade, nesta categoria, porque é difícil termos competições desse nível nessa faixa de idade", afirmou Zico.
De fato, nomes como Vinicius Jr. e Rodrygo, atuais camisas 7 e 10, respectivamente, da Seleção Brasileira e astros do Real Madrid deram seus primeiros passos no CFZ.
"Hoje foi um bom começo, o tempo tem ajudado bastante, porque ano passado teve uma chuvarada braba, então espero que venham grandes jogos. A gente está transmitindo ao vivo os jogos aqui do estádio e gravando para que os torcedores possam assistir no meu canal do YouTube Zico10 e na minha página do Facebook", completou.
Evolução
Considerado o 'pai' do futebol no Japão, Zico é idolatrado no país, onde jogou pelo Kashima Antlers e, posteriormente se tornou treinador da equipe até chegar à Seleção Japonesa no ciclo de 2002 a 2006.
Vivendo uma grande fase, a Seleção do Japão, na última Copa do Mundo, caiu para a Croácia nos pênaltis, a mesma equipe que viria a eliminar o Brasil na fase seguinte. Para Zico, ver essa crescente japonesa no cenário mundial é motivo de orgulho.
"Bate um orgulho enorme [ver o desempenho japonês], porque meu propósito ao ir para o Japão foi mostrar o que era o profissionalismo no futebol, e eles aderiram. E desde que isso começou a ser posto em prática, o Japão jamais ficou de fora de uma Copa do Mundo", disse.
Mais do que isso, o Galinho tem expectativas ambiciosas para os Samurais Azuis e contou o que falta para que eles sonhem com maiores objetivos.
"Eu nutro uma grande expectativa de que o Japão dispute uma final de Copa do Mundo, porque eles estão lutando para isso. O Japão tem um time muito bom, com experiência muito grande, já que os jogadores japoneses são titulares em grandes equipes do futebol europeu. A qualidade dos atletas subiu bastante, o que só faz crescer o nível do futebol. Por isso essas boas apresentações recentes. A hora que a Seleção Japonesa equilibrar seu lado emocional nos jogos decisivos, aí vai disputar uma final de Mundial", afirmou Zico.
E o Flamengo?
Após o fim da partida inaugural, Zico atendeu os jornalistas e disse acreditar que o time profissional do Flamengo tenha condições de se manter na briga pelas três competições em que se encontra.
"Apesar do grande número de lesões, o Flamengo montou um grande plantel para ter peças de substituição. Acredito que os jogadores entendam que é importante se preservar e regular a alimentação. Mas é lógico que o Flamengo tem time para lutar até a final das três competições", comentou.
Por fim, ele ressaltou a importância das categorias de base e comparou os dois principais times formadores da atualidade: Palmeiras e Flamengo.
"O Flamengo é referência em utilizar a base, sempre formou grandes jogadores, mas agora está nessa leva de revelar para vender. O Palmeiras, não. Eles mudaram essa mentalidade com a construção do CT, então estão colhendo os frutos agora. Só que as vendas são inevitáveis. O Palmeiras não conseguiu permanecer com o Endrick e não vai conseguir permanecer com o Estevão, então a saída é continuar formando jovens. Acho que a gente não tem o que reclamar do Flamengo, porque o Flamengo tem uma estrutura fantástica na base e volta e meia forma jogadores que estão brilhando por aí. Eu tenho certeza que pode aumentar o número de jogadores para o futebol profissional", concluiu o Galinho de Quintino.
A Copa da Amizade Brasil - Japão é aberta ao público e tem transmissão por meio do Canal Zico 10, no YouTube, e das redes sociais do Galinho. No entanto, quem tiver a chance de tirar um tempo para assistir ao vivo, é uma grande chance de ver de perto os futuros craques que representarão os principais times do Brasil e do mundo daqui a alguns anos.