Por:

Estado atende mais de 3,2 mil pessoas em mutirão de serviços

Entre os serviços disponíveis, destacaram-se o balcão de empregos, cursos de capacitação e emissão de documentos | Foto: Paulo Fernandes/ SEGOV - RJ

O Governo do Rio realizou, neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, um mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para atender a população fluminense com oportunidades de emprego e acesso à documentação básica. Durante o evento, foram realizados 3.219 atendimentos, inteiramente gratuitos. Entre os serviços disponíveis, destacaram-se o balcão de empregos, oportunidades de cursos de capacitação, emissão de documentos como identidade, habilitação para casamento e carteira de trabalho digital, isenção para certidões, distribuição de livros e palestras de conscientização.

Também foi oferecido atendimento jurídico na área de família, além de serviços de beleza e bem-estar. A iniciativa faz parte do Programa "RJ Para Todos" da Secretaria Estadual de Governo, e contou com a parceria das Secretarias de Trabalho e Renda, do Desenvolvimento Social, de Cultura e Economia Criativa, e da Mulher, além de órgãos, instituições e empresas como a Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon, Defensoria Pública, PEP INSS, Firjan, Supervia e Superintendência Regional do Trabalho.

"É uma alegria podermos celebrar o Dia do Trabalhador oferecendo vagas de emprego, com serviços específicos para a realidade das mulheres. Essas ações em parceria com diversas secretarias e instituições promovem conhecimento, capacitação e também o autocuidado. Mesmo sendo um feriado mundial, o Governo do Estado se fez presente, com um conjunto de serviços úteis à toda a população. Tornar a vida de quem vive no Rio de Janeiro melhor é um compromisso da minha gestão", afirmou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Trabalho e Renda levou sua Carreta do Trabalhador e ofereceu vagas de empregos formais, orientação sobre carteira de trabalho digital e acesso ao seguro-desemprego. Foram atendidas cerca de 320 pessoas nos diferentes serviços, sendo que 150 já deixaram o local com suas cartas de encaminhamento a emprego e agendamento de entrevistas para a efetivação da contratação.

O Detran-RJ esteve presente na ação com cinco pontos de atendimento, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de emissão de 1ª e 2ª vias do RG e agendamentos para o mesmo fim. Ao todo, 111 pessoas saíram com encaminhamentos para viabilizar seus novos dados e seguirem as suas vidas com tudo renovado.

Acompanhando a ação no local, a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância das políticas públicas para dar mais autonomia às mulheres e seguir preservando vidas.

"Desde cedo as mulheres prestigiaram o evento, usaram serviços de manicure, de massagem e de embelezamento. Uma empreendedora da nossa rede esteve aqui para conversar um pouco com outras mulheres o que a gente entende como empreendedorismo, uma vez que também é uma forma dessa mulher romper os ciclos de violência. Precisamos tornar essas mulheres cada vez mais autônomas financeiramente, para que elas não dependam e possam romper com os ciclos de violência", destacou Heloisa.

A Secretaria da Mulher, em colaboração com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou 200 atendimentos, orientando sobre empreendedorismo, regularização de MEI e CNPJ, fornecendo também informações sobre a rede de proteção à mulher e diversos serviços gratuitos de autocuidado e beleza.

Também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, e confecção de tranças, além de uma mobilização especial com a campanha "NÃO É NÃO! Respeite a decisão", para promover a segurança das mulheres em grandes eventos.

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu 1.000 unidades de café da manhã, por meio do programa Café do Trabalhador, e atendeu 52 mulheres em condição de vulnerabilidade, por meio do programa Empoderadas.

A Cedae Saúde, caixa de assistência dos funcionários da companhia, trouxe um motorhome e uma ambulância, com equipe interdisciplinar formada por nove profissionais, incluindo médico, nutricionista e equipe de enfermagem. No local, 475 pessoas receberam massagem shiatsu, atendimento e apoio à saúde preventiva, com teste de pressão arterial e dosagem de glicose, verificação de sinais vitais e atendimento básico de saúde.

"É fundamental seguirmos com ações como esta de hoje, pois com a oferta de vagas de trabalho contribuímos para reduzir ainda mais a taxa de desemprego, além de trazermos diversos outros serviços para mais perto ainda da população", resumiu a subsecretária geral da Secretaria de Governo, Mayra Sousa.