Projeto apoia famílias no cuidado de pessoas com autismo severo

Criado em Petrópolis, projeto 'Mundo da Carola' ajuda pessoas de todo país

Por Gabriel Rattes

Livro escrito por Graça Maduro, uma homenagem à filha

Por Gabriel Rattes

O Mundo da Carola, projeto que apoia famílias que possuem pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), está completando quatro anos neste mês de abril. Idealizado por Maria da Graça Maduro, o projeto surgiu após a morte de sua filha, Caroline Maduro, devido a complicações que tiveram como causa a epilepsia. Segundo Maria da Graça, a epilepsia é uma das comorbidades mais frequentes em autistas nível três. "Carola era portadora de um tipo de epilepsia pouco conhecida e divulgada, silenciosa, que veio, no decorrer dos anos, lesando irreversivelmente seu cérebro. Só conseguimos chegar ao diagnóstico correto um mês antes de seu falecimento", afirma. A partir disso, agora, Maria atende com o projeto 38 famílias de autistas nível três, fornecendo auxílio físico e psicológico no tratamento da condição.

Caroline 'Carola' Maduro viveu por 30 anos com autismo nível três, o mais severo de todos os níveis, por apresentar um déficit nas habilidades de comunicação verbal e não verbal que podem estar relacionadas com outras síndromes. A jovem viveu uma longa jornada em busca do diagnóstico certo para entender suas constantes crises, e após várias tentativas foi descoberto um quadro grave de epilepsia, que a levou à morte depois de uma forte crise. Nesta última sexta-feira (12) se completaram quatro anos da morte da Carola. "Posso dizer que o projeto tem o mesmo tempo. Eu já vinha fazendo um trabalho de acolhimento e esclarecimento através da página [na internet] e só passei a dar visibilidade ao que vinha fazendo nos bastidores", afirmou Maria.

A demora em encontrar um diagnóstico da doença foi um dos principais motivos da criação do Mundo da Carola. O projeto tem o principal objetivo de acolher pessoas em vulnerabilidade e fornecer o apoio necessário. "Todo trabalho é voluntário. Captamos medicamentos e enviamos para Campinas onde uma voluntária faz a distribuição para as crianças via correios. Esses medicamentos são entregues somente para os que nos enviam a prescrição médica", explicou.

Carola: Uma história de autismo severo

A fim de disseminar mais informações sobre a doença e alcançar mais pessoas que necessitam do apoio, Graça Maduro escreveu o livro "Carola: Uma história de autismo severo". Nele, conta toda sua história com a Carola e a criação do projeto. Todo o dinheiro gerado com a venda do livro é transformado em investimento para o projeto. "Também recebemos doações de algumas pessoas que confiam no que fazemos. Todo esse dinheiro é investido em exames, transporte, alimentação, pagamento de contas em atraso, entre outros".

Graça explica que por não ser uma Organização Não Governamental (ONG), a captação de recursos é complicada. Como as famílias estão espalhadas por todo o país, os medicamentos são todos feitos por meio dos Correios ou alguma transportadora. "Contamos somente com a solidariedade e o apoio dos que nos conhecem", enfatiza.

Caso queira contribuir de alguma forma, basta entrar em contato pela conta do facebook: @OAutismoEmMinhaVida ou pelo Instagram: @mundodacarola. O site www.28presentes.com.br/mundodacarola também capta recursos para apoiar o projeto.