Por: Laís Lima*

Abril Azul traz reflexão sobre o TEA

Por Laís Lima*

Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril, mas durante todo o mês são promovidas iniciativas como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do Transtorno do Espectro do Autismo.

TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, como na comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos, ainda não é de fácil diagnóstico, já que cada indivíduo possui suas particularidades.

"Não existe uma fórmula para lidar com o autismo. O importante é incentivar o desenvolvimento das potencialidades e habilidades sociais das crianças gerando independência. Desde pequenos as crianças autistas devem ter o apoio de suas famílias que as incentivem a desenvolver suas capacidades individuais", exemplificou o psicólogo Rudester Ferreira. "É importante ressaltar que devemos pensar todos os dias, essa luta não pode ser só no mês de abril, ela precisa ser constante e precisa ser durante todo o ano. É preciso fazer valer o direito dessas pessoas", finalizou.

*Estagiária