Por:

Projeto 'Um Dia com o Presidente' reuniu dezenas jovens de comunidades no TJRJ

Desembargador Ricardo Cardozo, presidente do TJRJ, ao centro, com as crianças e jovens | Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Lara Cecília se inspira na maior jogadora de todos os tempos: Marta. Mas, seus olhos brilharam ao entrar no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Aos 11 anos, a estudante, moradora do Complexo da Maré, não se conteve e disparou: "mas esse lugar é muito lindo e grandioso, nunca vi igual". Assim como Lara, 40 crianças e jovens conheceram a estrutura do Tribunal de Justiça na manhã desta sexta (12) e participaram de um bate-papo com o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

A iniciativa, que marcou uma rotina diferente na sede do Judiciário fluminense, faz parte do projeto " Um Dia com o Presidente" e reuniu uma plateia animada em sua 10ª edição. O grupo visitante integra a iniciativa social "Lutando por vidas" e é formado por crianças e adolescentes moradores do Complexo da Maré e de comunidades da Ilha do Governador e do Morro da Providência.

Presidente do TJRJ entrevistado por um repórter mirim

O presidente do TJRJ explicou para os pequenos ouvintes o funcionamento do Tribunal, suas atribuições e as funções exercidas pelos magistrados. Olhares fixos, ele conseguiu atrair a atenção de todos contando um pouco do seu dia a dia e sua trajetória até chegar à Presidência do Judiciário fluminense.

"Eu estudei muito para chegar até aqui. Hoje, eu mando em todos os juízes e em tudo isso. E vocês todos podem chegar onde vocês quiserem. Basta querer e seguir o caminho de muito estudo e vontade".

Curiosas, as crianças foram protagonistas de passagens engraçadas, alvo de muitas gargalhadas, no encontro. Teve gente que quis saber se era bom trabalhar no TJ; outros se ser presidente era ser o mais poderoso da cidade; e até se tinha que estudar muito mesmo para ser juiz. A conversa com o presidente revelou um entrevistador precoce, o menino Lucas de Oliveira Miguel. De língua afiada, acabou alçado à função de repórter mirim do grupo.

Um dos projetos mais bonitos do tribunal

Para o presidente do TJ, o projeto "Um Dia com o Presidente" é um dos mais bonitos que o Tribunal tem, além sensível. "Eu fico sempre emocionado quando recebo essas crianças aqui. Além de mostrar a eles a Casa da Justiça, mostramos que tudo é possível", disse o desembargador Ricardo Cardozo.

E um dos momentos marcantes no encontro foi a palestra do juiz aposentado Luis Carlos Neves Veloso que, num relato emocionado, contou desde sua infância pobre, no Engenho da Rainha, onde foi criado pelos avós, e das dificuldades que enfrentou até conquistar o seu sonho: ser juiz.

O magistrado revelou que depois de trabalhar em armazéns, empacotador de supermercado e fábrica de vassouras, conquistou seu modesto, mas primeiro sonho: o de ser motorista de ônibus. Mas havia o outro, mais acima, o de ser juiz. Com garra, determinação e estudo, muito estudo e dedicação, chegou à magistratura, após cinco tentativas frustradas de passar no concurso.

Sonho transformado em realidade

Vindos de projetos sociais, os jovens Carlos Felipe Freitas Blaz, Anna Carolina Lima Ferreira, Ana Clara Gomes e Beatriz Silva, estudantes de Direito, realizaram o sonho de entrar pela primeira vez no Tribunal de Justiça. O próximo passo, disse Ana Clara Gomes, é sentar no plenário do Tribunal Pleno Waldemar Zveiter, como magistrada.

"Conhecer o Tribunal só acendeu ainda mais minha vontade de crescer e fazer parte do TJRJ", disse.

Presidente do Instituto Lutando por Vidas, Jorge Turco, estava emocionado ao realizar a 10ª edição do projeto e por ter levado ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro até hoje, mais de 600 jovens. E, como ele destaca, mais que isso: "uma palavra de esperança e que os sonhos não envelhecem".

Crianças e jovens foram presenteados pelo presidente do TJRJ e também recebidos para um lanche no Salão Nobre Desembargador José Joaquim Fonseca Passos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.