Por:

Xiaomi lança 1º carro elétrico e afronta Apple e Elon Musk

No lançamento do SU7 CEO da Xiaomi "alfineta" Apple e Elon Musk e mostra cumplicidade com montadoras chinesas | Foto: Divulgação

Por Guilherme Cosenza

A Xiaomi passou à frente da Apple e lançou seu primeiro carro elétrico. As duas gigantes do mercado mobile já haviam mostrado interesse em fazer parte da luta pelos carros elétricos. Hoje o mercado é liderado pela chinesa BYD que passou à frente da Tesla, de Elon Musk, ainda no começo desse ano. Porém, agora os chineses parecem estarem querendo tomar o comando de vez do setor.

Vale ressaltar que a Apple mostrou interesse em entrar no setor lançando o seu modelo de carro elétrico. Porém desistiu no meio do caminho, depois de um investimento de cerca de US$ 1 bilhão. Esse foi o mesmo valor gasto pela Xiaomi para trazer o SU7. O novo modelo foi apresentado pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun durante um evento de luxo na última quinta-feira (28/03). "Thor", como ficou conhecido nas redes sociais, uma referência ao seu sobrenome que significa trovão em chinês, explicou que demorou longos três anos para ser concluído o projeto e aproveitou o dia para provocar seus concorrentes. Primeiramente "alfinetou" a equipe a Apple pela desistência do setor e finalizou alertando que o SU7 é um modelo superior ao Model 3, um dos principais modelos da Tesla.

Porém, Lei não atacou de maneira alguma a equipe da BYD e ainda no início de seu discurso, aproveitou para agradecer a presença de CEOs de outras fabricantes chinesas de carros elétricos, como Nio, Xpeng e Li Auto, que estavam presentes ao evento. "Eles nos deram muitas sugestões ao longo dos anos para evitar armadilhas no desenvolvimento de EVs", agradeceu Lei. O ato demonstrou que realmente a indústria chinesa, segunda maior economia do mundo, pode estar trabalhando em conjunto para dominar de vez o mercado do carros elétricos ao redor do globo.

No Brasil, a BYD está cada vez mais sendo vista nas ruas, com diferentes modelos e categorias. Atualmente um dos carros mais baratos da marca em terras brasileiras é o BYD Dolphin no valor aproximado de R$ 149.800,00. Enquanto a Tesla não possui carro econômicos sendo comercializados no país, tendo o Tesla Model 3 com valores a partir de R$ 469.000,00 como o mais barato da empresa. O que acaba fortalecendo a BYD no país.

SU7 traz equipe de luxo para a Xiaomi

O SU7 no entanto, vem para ficar na linha do Model 3 da Tesla, mas com valores mais acessíveis e trazendo um designer e potência de alto padrão, além de prometer de fato uma boa disputa nas vendas. Porém, para conseguir isso, a Xiaomi investiu pesado e trouxe o ex-chefe de design do Grupo BMW, Chris Bangle para atuar como consultor da Xiaomi Auto. Além da BMW, Chris tem em seu currículo marcas como Rolls-Royce e Mini.

Entretanto, para a criação do SU7, ainda foram incluídos 1.500 engenheiros para a equipe de pesquisa e desenvolvimento em direção autônoma, o designer Li Tianyuan, ex-BMW e o designer de exteriores James Qiu, ex-Mercedes-Benz. O resultado dessa junção de grandes talentos trouxe ao mundo dois tipos de opções de sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS): o Xiaomi Pilot Pro e o Xiaomi Pilot Max.

Designer e qualidade

De fato, a Xiaomi vem para jogar pesado no mercado e unir seu carro elétrico a tecnologia de seu smarthphones. Dessa maneira, o SU7 é construído sobre a plataforma Modena da Xiaomi e possui 4,997 metros de comprimento, 1,963 metros de largura e 1,455 metros de altura, com um entre-eixos de 3.000 mm. O carro conta com um frunk (porta-malas dianteiro) de 105 litros e um porta-malas traseiro de 517 litros. O interior oferece um frigobar de 4,7 litros e diversos compartimentos inteligentes para laptops, smartphones e outros objetos.

O Xiaomi SU7 em três versões

Para o seu lançamento, o SU7 chega ao mercado em três versões, sendo a primeira no valor, segundo Lei, com preço de custo para tentar consolidar a marca dentro do mercado mundial dos carros elétricos. As duas primeiras versões, Standard e Pro, chegam ao mercado no final de abril na China, enquanto a versão mais completa, Max Performance, tem previsão de começar a ser comercializada no final de maio.

Ainda não há datas de quando os automóveis passarão a ser distribuídos pelos demais países, mas ao que tudo indica, não irá demorar para acontecer, ainda mais após Lei mostrar sua vontade de ficar entre as maiores montadoras dos carros elétricos. Caso isso aconteça, além de entrar de fato para história como a marca de mobile que ganhou o mercado de carros elétricos, poderá ser o pontapé para conseguir recursos e passar das duas grandes empresas americanas.

Conheça os modelos Xiaomi SU7

SU7 Standard (29.900 dólares): Bateria BYD Blade LFP de 73.6 kWh, alcance de 700 km (ciclo CLTC), motor único traseiro (RWD) de 220 kW e 400 Nm de torque, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Possui o sistema ADAS Xiaomi Pilot Pro e arquitetura de 400V (486V), podendo carregar 350 km de alcance em 15 minutos.

SU7 Pro (34.000 dólares): Bateria CATL Shenxing de 94.3 kWh, alcance de 830 km (ciclo CLTC), motor único traseiro (RWD) de 220 kW e 400 Nm de torque. Possui arquitetura de 800V (871V), podendo carregar 510 km de alcance em 15 minutos.

SU7 Max Performance (41.500 dólares): Bateria CATL Qilin de 101 kWh, alcance de 800 km (ciclo CLTC), aceleração de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e velocidade máxima de 265 km/h. Possui o sistema ADAS Xiaomi Pilot Max e tração integral (AWD) com dois motores elétricos combinados de 495 kW (663 cv) e 838 Nm de torque. Possui arquitetura de 800V (871V), podendo carregar 510 km de alcance em 15 minutos.

Alerta para a Tesla

Por outro lado, a chegada Xiaomi para o epicentro da disputa pode ser um alerta interessante para a Tesla. Uma vez que, mais um chinês chega para essa disputa que muitas montadoras já alertaram a falta de interesse de grandes investimentos no setor. O CEO da Tesla, como muitas vezes já foi observado, não é o tipo de pessoa que aceita ficar abaixo de ninguém, com isso é capaz de termos nos próximos meses ou anos, grandes novidades para o setor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.