Ser uma mulher empreendedora vai além de ser uma líder ou empresária, é também atuar como agente de mudança, inovação e coragem, impulsionando iniciativas sociais e inspirando outras mulheres a seguirem seus próprios caminhos.
Segundo o Sebrae, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022: são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios.
Melissa Esposti, de 22 anos, é petropolitana e empreendedora desde os seus 19 anos. A jovem trabalha no segmento de Lash Designer e possui sua própria sala. Em conversa com a nossa equipe, ela conta que a ideia de empreender surgiu do nada e não foi algo premeditado.
"Aos 19 anos, sem saber nada sobre empreender, abri meu próprio negócio. Eu sempre soube que não queria trabalhar para os outros, pois queria a minha liberdade, podendo proporcionar experiências únicas para as minhas clientes. Confesso que fui na 'marra', com muito medo. Mas hoje, eu não sei o que seria de mim sem empreender," relata.
Desde pequena, a empreendedora conta que fazia pulseiras para vender na igreja, na confecção de sua avó, sempre buscando uma forma de fazer seu próprio dinheiro. Aos 12 anos, começou a dar aula particular para os seus amigos, até para os seus irmãos e colegas do seu bairro.
Aos 14 anos, Melissa fez o primeiro curso na área da beleza no ramo da maquiagem, e desde então, não parou mais. "Fiz a produção de algumas amigas para festas de 15 anos, e depois, com 17 anos, fiz o curso de cílios e sobrancelhas. Finalmente, aos 19, abri meu próprio negócio. Minha vida toda, mesmo que inconsciente, eu empreendia, ser dona do próprio negócio não é fácil, mas é a coisa que eu mais amo fazer," destaca.
Desafios no empreendedorismo feminino
A prática do empreendedorismo feminino requer constante dedicação. Muitas mulheres têm dificuldade de conciliar a gestão empresarial às rotinas que envolvem o dia a dia pessoal. A mulher empreendedora ainda enfrenta muitos obstáculos no processo de uma empresa. É constante a luta contra os preconceitos de mentes que se apegam a conceitos ultrapassados.
A Lash Designer fala sobre a subestimação das pessoas quando olham uma mulher jovem, em que muitas vezes falam que admiram, mas na verdade, duvidam muito da capacidade. "Já deixaram de fechar grandes trabalhos comigo por me acharem nova demais, por exemplo," destaca.
Entre vida pessoal e profissional, Melissa é uma jovem empreendedora, estudante de odontologia e casada. Sua rotina não é fácil de conciliar, mas deixa claro que sempre dá um jeito.
"Não sei como consigo conciliar tudo, além de ter meu próprio negócio, sou casada e faço faculdade em tempo integral. No final do dia, fico muito cansada. Mas acredito que Deus me capacita e me dá forças necessárias para cumprir com todas as minhas obrigações," completa.
Empreender e ser mulher, é passar muitas vezes à frente de coisas que deveriam ser inegociáveis. A jovem ressalta que uma das vantagens de empreender é ter sua liberdade de horário, mas também é uma desvantagem. "Você não consegue ter definitivamente uma rotina de horário, pois mesmo em casa, está resolvendo coisas da empresa, ou seja, 24h de trabalho,".
Evolução pelo caminho
No empreendedorismo feminino, são diversos obstáculos e momentos pelo caminho. Mas, para o crescimento, é preciso desenvolver habilidades pessoais e técnicas, para que as empreendedoras consigam resultados ainda melhores para os seus negócios.
Para fortalecer ainda mais o seu negócio, a petropolitana fala que além de toda técnica, acredita que grande parte da sua evolução como profissional está em sua auto confiança. "Quando iniciamos temos medo de tudo, imaginamos os piores cenários possíveis, mas conforme o tempo vai passando, vemos que empreender não é tão assustador. É prazeroso demais, eu amo o que eu faço," ressalta.
Melissa conquistou seu próprio espaço e, atualmente, colhe muitos frutos bons desde o seu começo. Com toda satisfação e prazer no que faz, além de empreender, a jovem ajuda à capacitar outras mulheres com cursos e especializações no ramo da estética.
"Tenho muitas clientes satisfeitas e fieis a mim há mais de 4 anos. Alunas que confiaram suas capacitações em mim e hoje brilham na carreira. É satisfatório saber que de alguma forma eu contribui na vida de alguém," comemora.