Por:

Conematra faz história na 2ª Região

Foto de todos os desembargadores juntos, depois de dois dias de trocas de experiências e aprendizados, com propostas para melhorar as escolas judiciais de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho | Foto: Fotos Divulgação

Por Redação

Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João, já dizia Caetano Veloso. E o CONEMATRA - Conselho Nacional das Magistraturas do Trabalho, que reuniu em São Paulo, nos dias 21 e 22 de março, os Magistrados Diretores e Coordenadores Científicos/Pedagógicos, e servidores, assessores das Escolas Judiciais de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho teve início com esse "hino de amor a São Paulo", que tão bem representa a força e a acolhida dessa grande metrópole que agrega as situações de trabalho das mais diversas.

Foram dois dias intensos, de trocas de experiências e aprendizado. Cada Escola Judicial trouxe sua realidade para o debate e apresentação de propostas com vistas ao incremento das atividades desenvolvidas.

Temas bastante atuais e desafiadores como a administração do orçamento público das escolas, passando pelos desafios de ensinar e aprender, sendo formador, docente ou multiplicador até a viabilização da pesquisa e publicação nas escolas, o ensino à distância, a precarização do trabalho do professor e a comunicação eficaz pelas escolas judiciais.

Cristiane Maia Mancini, Secretária da EJUD - 2, Escola anfitriã do evento, destacou que: "o Conematra representa uma oportunidade de troca de boas práticas e experiências entre servidores das escolas judiciais de todo o país, além do enriquecimento do aprendizado através de diversas palestras sobre temas variados e de interesse na rotina de trabalhos das EJUDs".

A Desembargadora Eleonora Lacerda, Diretora da Escola Judicial, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, afirmou: "assumi neste ano a direção da Escola Judicial do TRT da 23ª Região e não tinha experiência prévia nesse cargo. A reunião realizada pelo CONEMATRA foi fundamental para eu entender melhor sobre questões importantes da administração de uma escola. Acredito que as mesmas dúvidas que eu tinha devem atingir outros diretores. Como obrigatoriamente são sempre desembargadores, é natural que nossa prática cotidiana não envolva dirigir uma Escola, especialmente as Judiciais, que servem centenas, às vezes milhares, de alunos. É importantíssimo que esse conhecimento seja, portanto, compartilhado com todos. Saio da reunião aliviada com o aprendizado que tive."

Nesta edição do CONEMATRA, foi eleita a nova diretoria do Conselho. Desembargador Paulo Régis Machado Botelho, Presidente eleito, oriundo do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, salientou que: "o Conematra realizado em São Paulo foi coroado de êxito. Organizado com extrema competência pelo diretor da escola judicial da 2ª região, Des. Álvaro Nôga, e demais componentes do Conselho. Notadamente, na escolha da temática e dos painelistas. O que proporcionou uma absorção de conhecimentos por todos os participantes. E para culminar, no transcurso do evento, ocorreu a eleição da nova diretoria do Conematra para o período de 2024/2025, que será presidida por mim. Tendo como norte, a troca de experiências e intensificação do diálogo entre todas as escolas que compõem o Conselho, visando o aprimoramento contínuo dos magistrados e servidores.

Além dos debates intensos, Magistrados e servidores de todas as Escolas Judiciais do país, pelas mãos do anfitrião Álvaro Alves Noga, Desembargador Diretor da Escola Judicial, tiveram a oportunidade de desfrutar de programas de entretenimento e gastronômicos, com destaque para a ida ao famoso Theatro Municipal para o espetáculo Ópera Madame Butterfly, de Giacomo Puccini e o animado almoço em uma das casas do Sr. Walter Mancini, na Rua Avanhandava, onde o evento foi encerrado com chave de ouro.

Pontuou o Desembargador Álvaro Alves Noga, que: "a Justiça do Trabalho é relevante e o saber das coisas é fundamental para o justo convívio social em terra, céu e mar. O Conematra na Capital de São Paulo mostrou que o ensino e aprendizado têm raizes na ampla realidade do país, com trabalho terrestre, aéreo e marítimo, com peculiaridades de cada região, tudo o que deve ser assimilado e respeitado, a evidenciar a responsabilidade das escolas judiciais na formação de uma justiça realista e atualizada"

Macaque in the trees
Cleber Lúcio de Almeida - juiz coordenador pedagógico da EJUD-3 | Foto: cred

Macaque in the trees
Desembargador Wanderley Godoy Júnior - Diretor da EJUD do TRT-12 | Foto: cred

Macaque in the trees
Desembargadora Ana Carolina Zaina, Diretora da EJUD do TRT-9 | Foto: cred

Macaque in the trees
Desembargador Álvaro Alves Noga da EJUD do TRT - 2 | Foto: cred
Macaque in the trees
Desembargadora Eleonora Lacerda da EJUD do TRT - 9 | Foto: cred

Macaque in the trees
Desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho, da EJUD , do TRT - 18 | Foto: cred

Macaque in the trees
Desembargador e Diretor da EJUD-3, Emerson Lage | Foto: cred

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.