Por:

Os sintomas da pré-menopausa e menopausa após os 40 anos

Alterações hormonais exigem maior atenção a saúde para mulheres acima dos 40 anos | Foto: Divulgação/ Hilab

Mulheres a partir dos 35 a 40 anos, podem começar a ter uma redução na produção de hormônios que auxiliam não só no bom funcionamento do sistema reprodutivo, mas também são responsáveis pelo melhor desempenho físico. Por isso, a partir dos 40 anos é importante ter um cuidado maior com a saúde.

A clínica geral, geriatra e especialista em reposição hormonal Márcia Umbelino indica a soroterapia, a reposição hormonal, suplementação, além de unir diferentes cuidados para amenizar ou sumir com sinais da pré menopausa e menopausa como a insônia, a diminuição da libido, a dificuldade na perda de peso, e o enfraquecimento de unhas e cabelos.

Os hormônios como o estrogênio e a progesterona são os hormônios mais importantes para o organismo e sistema reprodutor feminino, mas eles também são responsáveis por contribuir na regulação da saúde dos ossos e no metabolismo da gordura e de carboidratos, e na saúde sexual das mulheres.

A reposição hormonal também pode auxiliar na prevenção de problemas como o aneurisma. A mulher é 1,5 vez mais afetada com o aneurisma que o homem, pois sofre influências hormonais devido à idade, sendo acometida em torno de 45 a 55 anos de idade.

O aneurisma é uma dilatação anormal de uma artéria no cérebro que pode causar problemas sérios. Por vezes, essas dilatações podem passar despercebidas até se tornarem um problema grave. Então, é fundamental estar atento aos sinais de alerta, como: dores de cabeça intensas e súbitas, visão turva, fraqueza em um lado do corpo, dificuldade de fala e tonturas repentinas. "O estrogênio serve como uma proteção para o cérebro. Quando as mulheres entram na menopausa elas têm maior risco de desenvolver um aneurisma cerebral", explica a médica.

"É preciso pensar sempre em dosar os hormônios para saber se está próxima do climatério. O ideal é o acompanhamento pelo menos uma vez por ano com exames de laboratório e de imagem. Mulheres que usam contraceptivos que podem aumentar o risco de trombose devem fazer dopler de membros inferiores eventualmente", complementa Umbelino.

Algumas medidas que a médica indica para melhorar a saúde, principalmente, no período pré-menopausa: Ter à noite uma boa qualidade de sono; Gerenciar o estresse; evitar alimentos e hábitos que inflamam o organismo, como frituras, refrigerantes, bebida alcoólica e tabagismo; dosar hormônio da tireóide; fazer exames para verificar falta de vitamina b12 (vitamina importante para a memória e bom funcionamento do cérebro).

Esses cuidados ajudam se feitos cada vez mais cedo, mas é mais importante ainda para mulheres acima dos 30 anos.

Uma das consequências da menopausa e da diminuição de hormônios é a queda de cabelos e isso afeta muito a saúde emocional delas. "Muitas clientes acima dos 40 anos relatam que perderam grande quantidade de cabelo. Com diferentes técnicas, é possível recuperar a autoestima dessas mulheres", explica a cabeleireira e especialista em mega hair Gabriela de Novaes.

Segundo a geriatra, a soroterapia ajuda muito a desinflamar. A reposição de tadalafila auxilia na circulação e diminui a celulite. A acupuntura, por sua vez, é muito boa para a enxaqueca na TPM, para acalmar, desinflamar e auxiliar na qualidade do sono. Para a mulher que está na menopausa o ganho de massa muscular é importante não só por conta da beleza mas porque quando se ganha músculo se ganha também massa óssea.

A médica ainda orienta que a reposição deve ser feita com acompanhamento de especialista e depois da realização de exames e consultas, pois a automedicação e suplementação feita por conta própria pode gerar um efeito contrário do desejado.

Alguns sintomas
da menopausa

n Menstruação irregular: O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

n Ondas de calor: Esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres. As ondas surgem de forma inesperada e causam crises de calor, atingindo especialmente a parte superior do tronco, o pescoço e o rosto.

n Oscilações de humor: Nesta fase também pode ser observado algumas mudanças de humor repentinas. O motivo é que os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que fica em baixa na menopausa.

n Mudanças urogenitais: Há diversas alterações urogenitais na mulher, essas incluem dificuldade em esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções que atingem a bexiga e a uretra com frequência. Além disso, ela pode sentir diminuição na libido, ressecamento vaginal e dor na relação sexual.

n Alterações do sono: O estrogênio também está relacionado à regulação do sono da mulher. Por isso, é possível que ela sinta dificuldade para dormir como antes. As ondas de calor também interferem, já que podem ocorrer durante a noite e atrapalhar o momento de descanso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.