Por: Pedro Sobreiro

'Deezer' mostra que vale a pena investir no Rio de Janeiro

A 'Malvadeza' Slipmami fez show exclusivo para os fãs | Foto: Vinícius Rocha / @vinicomfritas!

Por Pedro Sobreiro

O mês de março marcou uma ação espetacular da Deezer, plataforma de músicas por streaming, que deve servir de exemplo para as marcas que ainda se questionam se vale a pena ou não investir na cidade do Rio de Janeiro.

Nos dias 02, 03, 09 e 10 de março, a Deezer trouxe para o casarão Villa Philippe, em Santa Teresa, o 'Deezer Sessions Verão', que é um evento voltado para os assinantes da plataforma. Além de uma tarde com piscina, comida e bebida liberadas, o evento proporcionou aos convidados shows exclusivos de nomes que estão em alta na cena do Hip Hop e do Rap nacional, como Slipmami, Ebony, Luccas Carlos, Os Garotin e os artistas Bin, Azevedo e Raffé, do Mainstreet.

Além da exaltação à promissora música nacional, o evento aproveitou sua localização privilegiada para valorizar a cultura local, com drinks tradicionais do Rio de Janeiro e a dupla consagrada das praias cariocas, o famoso Biscoito Globo e o copão de Mate gelado com limão, liberada para todos que compareceram.

E o mais interessante dessa proposta é que o público convidado para curtir essas tardes de verão foi composto majoritariamente pelos superfãs dos artistas que se apresentaram nos respectivos dias. Em entrevista ao CORREIO DA MANHÃ, representantes da Deezer, Pedro Kurtz e Yuri Valdevite, explicaram melhor sobre esse processo de escolha dos convidados.

"Todos os detalhes do evento são pensados para oferecer a melhor experiência possível para nossos usuários mais engajados, os superfãs! A partir do momento em que temos a confirmação de um artista, puxamos na nossa base de dados os usuários que mais o escutam e começamos todo o processo de convites. Por se tratar de uma experiência muito exclusiva, que o dinheiro não pode comprar, trabalhamos sempre dentro de uma capacidade bem controlada. Além dos superfãs, convidamos também alguns parceiros, influenciadores e jornalistas", disse Yuri.

E isso só mostrou como o Rap carioca está atingindo cada vez mais públicos diversos. Durante o evento, era possível ver fãs de todos os tipos convivendo em harmonia, comendo, bebendo, se divertindo na piscina e aproveitando excelentes shows.

"A escolha dos artistas acontece sempre guiada pela nossa missão de ser a casa da música nacional - e a gente sabe o quanto a música do Brasil é rica, diversa, complexa e única. Por isso, a cada ano, nosso ideal é pintar um retrato do que está acontecendo de mais interessante no momento em cada pedaço do país. Para a nossa segunda edição de Deezer Sessions de Verão, escolhemos artistas que são a cara do que de mais crocante vem sendo produzido no Brasil", explicou Pedro.

Essa estratégia de envolver o evento em um bairro histórico do Rio é uma ferramenta poderosa de incentivo ao turismo interno na Cidade Maravilhosa. Porque é muito comum os governos explorarem campanhas para trazer turistas de fora do estado, quiçá do país, mas é uma ação que gera muito retorno dar atenção ao turismo voltado para os próprios cariocas.

Ao chamar um público do hip hop para curtir um casarão em Santa Teresa, a ação da Deezer acaba por incentivar que essa turma seja abraçada pelo bairro mais boêmio da Cidade Maravilhosa, sendo uma das mais famosas casas do samba brasileiro. Isso estimula que diferentes pessoas voltem para conhecer mais da região e viver um pouco mais dos atrativos turísticos locais.

"Rio de Janeiro e verão são coisas praticamente inseparáveis. A região da Lapa, Glória, Santa Teresa, é uma das mais boêmias do cenário carioca e acabou sendo uma escolha natural para receber o evento. Além disso, quando encontramos a Villa Philippe, uma casa icônica com todo o charme colonial e uma piscina e jardim incríveis, nos pareceu o cenário perfeito", afirmou Valdevite.

Sobre os estilos musicais, a Deezer não pretende focar apenas na cena do rap, que está muito em alta. A ideia é abraçar os diferentes estilos para criar um evento que pode acabar virando fixo no Rio.

" Para dizer a verdade, a gente não se prende a temas. Nesse ano temos bastante predominância do rap e seus subgêneros com artistas sensacionais, mas também temos Os Garotin, que representam um resgate de referências pautadas na música Soul e tantas do que o Brasil viveu nas décadas de 60 e 70. A música é uma entidade viva, orgânica, parte da cultura que construímos enquanto sociedade e, por isso, está sempre em movimento e mutação. Nosso papel - que é grande motivo de orgulho para mim de ter um time sensacional no Brasil - é estudar, observar, viver, construir e prever esses movimentos da música. É aí que mora a beleza do nosso trabalho", disse Kurtz.

O sucesso do 'Deezer Sessions Verão' é a prova de que o Rio de Janeiro não perdeu e jamais perderá seus diferentes potenciais turísticos. Reduzir a Cidade Maravilhosa ao 'Ecoturismo' é limitar a capacidade fenomenal que o Rio tem de atrair turistas da própria cidade e do mundo todo.

"Ver a felicidade dos fãs durante o evento é uma satisfação incrível, os pedidos deles para retornar em outras datas nos dão a medida do sucesso desse formato. Além disso, tivemos muitas pessoas, usuários Deezer ou não, pedindo para participar e até mesmo comprar ingressos. Com certeza essa plataforma tem potencial para crescer e firmar seu espaço no calendário do verão carioca", concluiu Yuri Valdevite.