Por: Pedro Sobreiro

'Cedo Demais' mistura pessoas reais e animação 2D

Gabriel Godoy, Yuri Marçal, Thati Lopes, Vitor Thiré e Valentina Bandeira marcaram presença na pré-estreia no Net Gávea. | Foto: Cristina Granato

Chega aos cinemas nesta quinta-feira (22) "Cedo Demais", uma comédia nacional que tem como grande diferencial a mistura de um elenco de carne e osso com personagens de animação 2D.

Dirigido por José Lavigne ("Casseta & Planeta - Seus Problemas Acabaram!!!"), o filme é uma comédia pra lá de inusitada sobre um triângulo amoroso que nasce sob circunstâncias adversas. A trama acompanha André e Lucas, dois amigos que formaram uma parceria para dar início a um comércio de catuaba.

Porém, suas vidas vão virar de cabeça para baixo quando Narciso, um grande amigo em comum, convida os dois para serem seus padrinhos de casamento. Para deixar tudo ainda mais inesperado, o noivo se recusou a apresentar a noiva para a galera. O problema é que eles descobrem que a menina, Dora, é a grande paixão da infância de Lucas, e ela também chama atenção de André.

A história se desenrola quando Narciso sofre um acidente terrível e acaba morrendo. Sem o "amigo" no caminho, a dupla de fura-olhos vai partir para cima da Dora, que ainda está vivendo o luto.

O Correio da Manhã foi convidado para a pré-estreia do filme, realizada no Estação Net Gávea, e bateu um papo com o diretor e parte do elenco.

O mais curioso de todo o lançamento é que o filme foi gravado em 2019, mas só foi finalizado em 2020, quando a pandemia de Covid-19 fechou os cinemas do país. Agora, com as salas funcionando em plena capacidade, "Cedo Demais" chega às telonas de todo o Brasil.

"Estou muito feliz mesmo do filme estrear, porque significa que deu tudo certo no final. O problema é quando não há perspectiva, porque o filme ficou pronto no início de 2020, mas veio a pandemia e acho que não preciso nem explicar mais nada. E a produtora não queria lançar [o filme] no streaming, o que foi ótimo para mim, porque me proporcionou esse momento de encontrar as pessoas na pré-estreia. E ainda teve o acidente do Kayky [Brito], que fez a gente segurar um pouco o lançamento para que ele pudesse assistir com a gente", explicou o diretor José Lavigne.

Mas nem tudo nesse atraso foi ruim. Isso porque grande parte do elenco cresceu muito nos últimos anos e agora o longa chega aos cinemas com nomes que estão 'estourados' na mídia.

"Nesse filme, eu quis reunir os amigos. E sabe, teve um coisa que foi muito boa. O elenco deu uma 'bombada' nesses três anos. Na época, a Valentina Bandeira estava começando ainda. O Yuri já era conhecido, mas não era esse Yuri Marçal de agora. Eu acredito que isso vá valorizar o filme também. Além disso, ele vai estrear na 'Semana do Cinema', então vamos torcer para que dê tudo certo e as salas encham", concluiu o diretor.

Dos palcos para as telas

A grande atração do filme é o humorista Yuri Marçal, que se tornou um dos maiores destaques recentes do stand up nacional e brilhou nos cinemas em "Mussum, O Filmis" (2023). Para ele, a maior diferença das telas para os palcos é a resposta imediata do público.

"Eu não saí do stand up e nunca vou sair, mas é sensacional poder fazer papéis que tenham comédia, drama. E eu já era ator antes de fazer o stand up, então já tinha uma noção de como seria atuar. A diferença é que no teatro a gente tem a resposta imediata do público. No cinema, a gente tem todo um preparo com o roteiro, os ensaios. E normalmente você está contracenando com alguém, e tem a orientação da direção, traz todo um movimento cênico, tem os cenários. É todo um conjunto para jogar à favor da obra. Eu acho que todos esses recursos são sempre muito bem-vindos", contou Yuri.

O mais curioso desse filme é que mesmo com o ator tendo brilhado em "Mussum", seu primeiro papel nos cinemas foi o André, de "Cedo Demais".

"É muito legal saber que a galera vai poder conhecer um pouco mais da minha atuação. Me dá muito orgulho poder fazer parte desses projetos, como 'Cedo Demais', que foi o primeiro filme que fiz na vida. Então, eu fico muito feliz de poder contar com a confiança desse time de primeira que está no filme", comentou o ator e humorista Yuri Marçal.

Tem de tudo

A atriz e humorista Thati Lopes, que interpreta a Dora, falou que o público pode esperar de tudo em "Cedo Demais".

"Tem horas no filme em que ri por não acreditar que aquilo está acontecendo, há momentos em que você se emociona junto dos personagens e seus dramas. É um filme meio montanha-russa, porque tudo acontece", disse Thati.

Além disso, ela revelou uma participação mais do que especial no longa.

"Para mim, enquanto atriz, é maravilhoso participar de um filme onde eu possa mostrar vários caminhos para minha personagem. E pude atuar com meu pai também, que faz o pai da Dora. Então, na cena do casamento, é meu pai de verdade que me conduz até o altar. No velório, é ele quem me consola. Foi muito especial ter meu pai junto comigo nesse filme", afirmou a atriz

Já Vitor Thiré, que dá vida ao namorador Lucas, a terceira parte do triângulo amoroso, destacou os diferentes tons que o filme trabalha.

"Foi maravilhoso trabalhar com esse elenco nesse filme que é uma comédia daquelas que vão fazer o público se acabar de rir, mas ao mesmo tempo vai fazer as pessoas refletirem, porque toca em uns pontos muitos importantes, que fazem rir, chorar e se divertir", disse.

Uma quase volta

Nos últimos anos, ver uma produção nacional e se deparar com a atuação de Gabriel Godoy não é uma surpresa. O ator se destacou principalmente em séries e novelas cômicas, trabalhando junto a gênios do humor nacional, como Paulo Gustavo, Fábio Porchat e Tatá Werneck, mas recentemente vem fazendo uma migração para produções voltadas para a ação e o drama, como "Impuros", "Rota 66 - A Polícia Que Mata", "O Sequestro do Voo 375" e a áudiossérie "Batman Despertar". Então, pode ser que os fãs achem curiosa essa "volta às origens" do ator, mas o motivo é mais uma questão logística que artística.

"É uma quase volta à comédia, por assim dizer, porque a gente gravou esse filme em 2019, que foi justamente a época em que eu estava em um fluxo intenso de comédias. Eu fiquei muito feliz com o encontro de atores que tem nesse filme e estou muito curioso para ter essa experiência de ver um filme feito com a visão de 2019 em 2024", explicou Gabriel Godoy.

Live action e animação

Por fim, o filme traz uma combinação que costuma agradar bastante os espectadores: a mistura de personagens reais com animados. Em 'Cedo Demais', o público pode esperar momentos muito divertidos, porque os animais do longa são todos feitos em animação 2D.

E o estilo da arte lembra muito as séries animadas dos anos 2000 da MTV, incluindo no humor mais sem noção, com expressões bem fortes e um jeitão meio Looney Tunes de agir.

Semana do Cinema

Para os que estão por fora, a 'Semana do Cinema' é uma ação entre as principais redes de cinema de todo o Brasil, que vão colocar ingressos promocionais pelo valor de R$ 12 reais, válidos para todos os filmes 2D, entre os dias 22 e 28 de fevereiro.

Esse valor mais acessível é uma grande oportunidade para o público que não é tão acostumado ir para os cinemas conferir grandes sucessos e apoiar também as produções nacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.