Por: Pedro Sobreiro
Em tempos tão complicados no mundo, um festival ousou resgatar a alegria do povo com a maior reunião de talentos da história do humor brasileiro.
Em parceria com a casa de espetáculos Qualistage, que fica no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, o festival 'O Humor Contra-Ataca' reuniu mais de 20 comediantes, dentre revelações da cena e nomes consagrados, para apresentar seus principais trabalhos ao longo de quatro finais de semana.
Com ingressos para todos os bolsos e uma parceria com a Appai (Associação Beneficente Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro) que ajudou a democratizar o acesso à Cultura, o festival entra em sua última semana registrando casa cheia em todos os espetáculos.
Pode não parecer muito, mas ainda é bastante incomum que a arte, expressada por meio da comédia, conquiste um espaço de prestígio como o palco do Qualistage e que tenha um público correspondente ao tamanho da casa, que comporta mais de oito mil pessoas.
Dentre os shows apresentados ao longo do festival, destacam-se "Hermanoteu na Terra de Godah", da Companhia Melhores do Mundo; 'Eu Comigo Mesmo', com toda a genialidade do maior nome da nova geração do humor, Rafael Portugal; O já consagrado 'É noix família', de Leandro Hassum; E o clássico 'No Gogó do Paulinho', do sucesso de 'A Praça É Nossa', Paulinho Gogó.
Dentre todos os shows, Leandro Hassum foi o que fez mais sucesso. O lendário humorista praticamente esgotou os ingressos em uma noite de público receptivo e ávido pela sequência inesgotável de piadas de situações cotidianas.
Para quem ainda quiser conferir, 'O Humor Contra-Ataca' fica em cartaz até o próximo final de semana, em que o ícone Serginho Mallandro, que prestigiou os colegas de profissão em todos os shows, encerra esse festival que já nasceu histórico.
Com curadoria da atriz Renata Castro Barbosa, o festival conseguiu mesclar os mais diferentes tipos do humor, construindo um verdadeiro marco na arte brasileira e no calendário cultural carioca. Afinal, é uma iniciativa espetacular, que dá retorno e tem tudo para voltar ainda mais forte no futuro.
Mais do que isso, 'O Humor Contra-Ataca' é uma abertura de portas para os iniciantes no meio do humor. Cada show de artistas consagrados trouxe um comediante iniciante para abrir a apresentação. São nomes promissores para a próxima geração, como Babu Carreira e Rômulo Belotti, que puderam expor sua arte para públicos enormes, algo pouco comum para quem está dando os primeiros passos na comédia ao vivo.
Enfim, a primeira edição de 'O Humor Contra-Ataca' foi um acerto colossal dos organizadores, que permitiram aos cariocas assistirem algumas das maiores obras da história da comédia nacional nesta época de férias, em que há poucas opções de entretenimento cultural para o público adulto.
Mais informações sobre o horário e o preço dos ingressos para o show de Sérgio Mallandro, no próximo sábado (dia 3 de fevereiro), que marca o encerramento do festival, podem ser conferidas no site qualistage.com.br.