Por:

FERJ sorteia tabela do Campeonato Carioca 2024

Campeonato Carioca 2024 terá transmissão na TV aberta e no YouTube. Primeiro clássico será entre Vasco e Flamengo. | Foto: Daniel Ramalho/ Vasco da Gama

Por Igor Siqueira (Folhapress)

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu nesta segunda-feira (27) o regulamento e a tabela do Campeonato Carioca 2024.

A única alteração em relação ao regulamento do ano passado é que a obrigatoriedade de usar o time principal passou da terceira para a quarta rodada. O campeonato começa em 17 de janeiro de 2024.

Ou seja, serão 12 times que jogarão entre si na fase de pontos corridos, com os quatro melhores colocados se classificando para as semifinais do torneio, em mata-mata.

A Ferj andou para trás em relação ao calendário da CBF para evitar um choque com o período pós-data FIFA, em março, que poderia gerar desfalques para as semifinais do estadual.

Os clássicos serão sempre a partir da sexta rodada. O primeiro acontecerá no fim de semana de 3 e 4 de fevereiro, e já promete muita emoção, já que será um Clássico dos Milhões, reunindo a grande rivalidade entre Vasco e Flamengo.

Os seis primeiros colocados do último campeonato jogam seis partidas como mandante e cinco como visitante.

Primeira rodada do Carioca 2024 - 17 ou 18 de janeiro

Volta Redonda x Fluminense

Flamengo x Audax

Botafogo x Madureira

Vasco x Boavista

Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa

Portuguesa x Bangu

Questões de arbitragem

Rubens Lopes, presidente da Ferj, apontou que o Carioca terá um convênio com a empresa francesa Good Game, que é especializada em checar e analisar lances de arbitragem, como cartões vermelhos, impedimentos e gols anulados.

Recentemente, John Textor, dono do futebol do Botafogo, contratou a Good Game para um relatório sobre o Brasileiro. O documento foi anexado a um processo em que o empresário foi alvo no STJD.

Para o campeonato de 2024, com a colaboração do Botafogo, vamos assinar um convênio, um contrato, com uma empresa internacional, chamada Good Game, cuja finalidade é monitoramento, análise e relatórios referentes à atuação da arbitragem no campeonato. Inicialmente serão os clássicos, semifinais e finais Rubens Lopes.

"Talvez, possamos ampliar essa amostragem. É uma empresa independente, cujo relatório nenhum clube ou federação tem participação. É uma análise fundamentada, com elementos de alta tecnologia. Acredito que vai contribuir bastante para ver como foi o desempenho da arbitragem no nosso campeonato. Em termos institucionais de federação ou confederação, somos pioneiros nesse sentido. É para dar transparência à competição, sem qualquer viés", completou.

Uso do VAR

"O VAR vai ser discutido até o início do campeonato. Dentro dos clássicos, semifinais e finais necessariamente haverá participação do VAR. Em qualquer outra partida, cabe ao solicitante, desde que o local da partida tenha sido homologado para as regras que norteiam o VAR", afirmou.

Transmissão

A tranmissão desse ano será realizada pela Band, na TV aberta, e pela Bandsports, na TV fechada. A novidade da vez fica pelo canal GOAT, que fará exibições gratuitas dos jogos pelo YouTube, com exceção das partidas do Vasco, que não fechou com a Brax.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.