Por:

Governo do Estado e 99 firmam parceria

O Governo do Estado do Rio de Janeiro fechou uma parceria com a empresa 99 de transporte privado para apoiar mulheres vítimas de violência no estado. A ação permite que, a partir desta sexta-feira (24), usuárias do aplicativo de segurança feminina Rede Mulher, do Governo estadual, poderão se conectar diretamente ao app de mobilidade 99 para ter acesso a cupons de R$ 15 para corridas até as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). A iniciativa acontece por meio da assinatura de um novo Termo de Cooperação entre a 99 e as Secretarias de Estado da Polícia Militar (SEPM-RJ) e da Mulher (SEM-RJ), para apoiar as vítimas.

"A parceria firmada pelo Termo de Cooperação com a 99 fortalece a rede de acolhimento e apoio às mulheres em situações de violências. Muitas vezes, essa mulher não tem forças ainda para buscar uma delegacia, mas algumas também não o fazem por falta de condições. Essa parceria busca apoiar e abraçar essa mulher num momento de extrema vulnerabilidade", diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

A partir dessa junção, a 99 passa a oferecer dois cupons, no valor de R$ 15 cada, para que as mulheres possam ir e voltar das DEAMs. O aplicativo só permite o uso do voucher em viagens específicas em que o destino ou a origem seja uma Delegacia da Mulher. A partir de agora, o aplicativo Rede Mulher também disponibilizará um link direto para o sistema da 99 para agilizar o acesso ao voucher.

O feito renova a colaboração entre as instituições firmada em dezembro de 2022, que permitiu a integração do botão de emergência da 99 com a central 190, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O objetivo é oferecer segurança e apoio no acesso ao atendimento dessas vítimas em situações de violência. De acordo com o Dossiê Mulher 2023, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro (ISP), no ano de 2022, a cada 24 horas, 344 mulheres do estado do RJ sofreram alguma forma de violência, desde ameaças até feminicídios.

"O novo termo de cooperação reforça o entendimento de que políticas de segurança pública bem-sucedidas dependem do envolvimento estruturado de diferentes órgãos públicos com instituições privadas e da sociedade civil. Além disso, é mais uma demonstração da importância do investimento do Governo do Estado em tecnologia ", ressalta o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A Diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena também reforça que a segurança das mulheres é prioridade para a empresa. "Essa colaboração é uma importante iniciativa para fortalecer a segurança e o apoio às mulheres e estamos comprometidos em oferecer e priorizar o acesso a medidas protetivas, suporte emocional e deslocamento seguro para as DEAMs ", disse.

Solicitar a corrida

Ao abrir o aplicativo da 99, clique nas barras na parte superior, ao lado esquerdo, ou também é possível ser direcionado ao 99 vias pelo aplicativo Rede Mulher. Em seguida clique em "Cupom de desconto" e digite o código DELEGACIADAMULHER e, após, clique em confirmar.

Depois retorne para a tela inicial do app e em "Para onde vamos", digite "Delegacia da Mulher", onde será direcionada a corrida à delegacia especializada mais próxima. Após estes passos clique em solicitar e espere no local.

A 99 também possui o Programa 99 Mais Mulheres, que incentiva o cadastro de motoristas parceiras, para terem uma oportunidade de gerar renda. A empresa foi pioneira no desenvolvimento do botão 99 Mulher, que permite às parceiras receberem apenas corridas de mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.