"Ser autista não impede a pessoa de brilhar, de fazer o que ela sonha"
Conheça João Pedro, artista plástico, amigo de celebridades e artistas e embaixador do autismo na Bahia
Durante a pandemia de covid-19, diversas pessoas passaram a compartilhar seus trabalhos nas redes sociais, especialmente artistas. E dentre esses artistas, em 2020, o Brasil e o mundo conheceram João Pedro de Oliveira Mercês, um jovem autista de 20 anos. João Pedro ficou famoso na internet por publicar seus desenhos de celebridades, políticos e figuras públicas nacionais e internacionais.
Em entrevista exclusiva ao Correio da Manhã, João Pedro comentou que começou a desenhar desde criança, com 5 anos de idade, mas que passou a postar seus desenhos durante o isolamento da pandemia. “Antes eu nem usava redes sociais na minha vida. Eu comecei a usar as redes sociais e fazer essas coisas de arte em 2020 durante a pandemia” contou à reportagem.
Desenhar figuras públicas era uma forma de chamar a atenção. Mas João Pedro não esperava que fosse dar tão certo. “Eu nem esperava toda essa repercussão. Eu pensei assim: ‘Eu vou fazer as pessoas assim do mundo, daí eu posso ganhar muitos amigos’”.
E funcionou. Seus desenhos viralizaram nas redes sociais e o jovem baiano, de fato, conheceu muitas pessoas, não só figuras nacionais como internacionais. Mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relaciona-se hoje com ele. E também o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, entre outros. “Eu ganhei muitos amigos importantes, famosos, e até pessoas de outros lugares do mundo. Por exemplo, foi graças à minha arte que eu ganhei o presidente Lula como meu amigo e várias outras pessoas. E também foi graças à minha arte que eu ganhei a Sarah Silverman, que é uma atriz dos Estados Unidos muito famosa, ela virou minha amiga no ano passado. Inclusive, ela até me disse que mandou um e-mail falando sobre mim para o Jimmy Kimmel [um comediante norte americano]”, conta ele, todo orgulhoso.
Artes
Grande parte dos desenhos de João carregam consigo a saudade como tema. Com uma grande sensibilidade, o artista desenha as figuras famosas com algum familiar ou ente querido que já morreu. “Meu nome é João Pedro. Sou autista do estado da Bahia, no Brasil, e adoro levar amor e respeito aos outros e fazer as pessoas muito mais felizes o dia todo pela arte”, costuma escrever João nas redes sociais quando vai divulgar o seu trabalho.
No caso de Sarah Silverman, conhecida por filmes como “Escola do Rock” e por dublar a personagem Vanellope da animação “Detona Ralph”, João desenhou a atriz com a mãe dela, que morreu em 2015. E o desenho chamou a atenção da atriz, que escreveu emocionada: “João! Você me fez chorar! Tão lindo!”.
Além dela, o artista também já recebeu elogios ao desenhar o ator Mark Ruffalo com o irmão dele, Scott Ruffalo, que morreu em 2020. “Isso é muito doce. Eu e meu irmão. Obrigado por nos honrar desta forma”, respondeu Ruffalo após ver o desenho.
Lula com o neto
Em fevereiro deste ano, João Pedro se encontrou com o presidente Lula (PT) e entregou um presente especial para ele: um desenho de Lula junto do neto, Arthur Lula da Silva, que morreu em 2019 com apenas 7 anos de idade. “Eu deixei ele emocionado”, relata João.
Mas não só de lembranças vive o artista. João desenha de tudo um pouco, relatando o que costuma estar em alta no momento. Em janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil, ele registrou. Quando Genivaldo de Jesus Santos foi assassinado por integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) numa simulação de câmara de gás, ele registrou. Já fez um desenho de Ayrton Senna, icônica figura do automobilismo brasileiro que morreu em 1994, acompanhado do piloto Lewis Hamilton, que em novembro de 2022 recebeu o título de cidadão honorário brasileiro. O passado, o presente e o futuro do automobilismo.
João também começou a postar seus desenhos digitais. Normalmente, ele desenha com lápis de cor. Mas vem se aventurando mais na área. Ele fez um desenho assim de Alexandre de Moraes. Na última quarta-feira (13), ele compartilhou uma conversa com Moraes onde o ministro parabeniza o trabalho dele.
“Eu falo que a arte para mim é uma coisa muito poderosa que pode mudar a vida de muita gente. Eu amo a minha arte, é muito legal isso, a pessoa consegue ganhar muitos amigos”, ressaltou João
Autismo
Neste ano, João foi nomeado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), como Embaixador do Autismo na Bahia. Esse título é voltado para pessoas que possam ajudar na elaboração de políticas públicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Foi uma grande alegria minha. Eu me lembro que Jerônimo durante a campanha do ano passado sempre falou que ia precisar de mim pra ajudar a cuidar dos autistas. Ele até falou para eu me preparar, porque em breve vai ter uma reunião com o movimento autista e quem vai coordenar essa reunião sou eu”, relatou João.
“Eu acho que descobriram que eu era autista quando eu tinha uns 6 ou 5 anos de idade, não me lembro direito. Mas eu tenho só orgulho de ser autista. Eu sempre falo que o autismo não impede a pessoa de brilhar, dela fazer o que quiser e o que sonha. Eu sou o exemplo disso. E eu tenho o maior orgulho de ser um autista brasileiro muito importante, famoso, cheio de amizades e contato com muitas celebridades famosas e figuras políticas importantes”, destacou João.
E essa ambição do trabalho de João se reflete nos projetos futuros dele. Ele contou que pretende aprender a pintar quadros, para ampliar a sua arte, e aprender a falar inglês. “Eu acredito que vai chegar uma hora em que eu vou ser convidado para coisas sérias, importantes, em outros lugares do mundo”, disse João.
