Grupo Baco anuncia 10ª edição do Rio Wine Festival em 2023
Correio da Manhã será mídia partner do evento, entre 26 de maio e 4 junho
ue o mercado de vinhos vem crescendo de forma perceptível no Brasil, isso é fato. O que muitos não sabem é que este mercado traz junto uma indústria forte que gira em torno da bebida: são cursos, palestras, jantares, degustações, feiras, eventos corporativos e os mega eventos. São nestas frentes que se destaca o Grupo BACO.
Nascida no ano de 2010, pelas mãos dos mesmos sócios que agora projetam novos tempos, Marcelo Copello e Sergio Queiroz, ela atua em toda a cadeia do vinho, a exceção da produção e comercio da bebida.
A BACO é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado, que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Wine Report e do Anuário Vinhos do Brasil. O portfólio inclui ainda mídias digitais e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil, além da cereja do bolo, o Rio Wine and Food Festival (RWFF), maior evento de vinhos do Brasil, que este ano chega à sua 10ª edição.
O Correio da Manhã conversou com os sócios Sérgio Queiroz e Marcelo Copello para saber as novidades deste ano, que são muitas. O grupo fechou o ano de 2022 celebrando o sucesso da 9ª edição do RWFF, da terceira edição do Wine in Búzios, e um crescimento acima dos 30%. Nos planos para os próximos três anos, a meta é triplicar de tamanho, já assumindo a ida do festival à outras capitais e conversas com investidores.
"A ideia não é crescer a qualquer custo. Como não é viável estar em todas as capitais com este modelo de festival, iremos no máximo à uma cidade por região, sendo o estado de São Paulo tratado de forma diferente", comenta Queiroz
"Ao longo dos anos nos sempre recebemos muitos convites para levar o festival a outras cidades, mas no pós-pandemia e com o enorme sucesso da 9ª edição do RWFF, este assédio cresceu muito", complementa Marcelo Copello
O interesse de investidores veio no rastro do sucesso e abertura dos sócios para essa possibilidade. "Nunca tínhamos pensado nesta hipótese, mas como o mercado de vinho tem se mostrado a cada dia mais promissor e com a necessidade de estarmos mais profissionais, antenados com as tendências, a escala sem dúvidas é uma forma de equacionar bem entrega e resultados", afirmou Queiroz, mostrando animação com o novo ano.
O grupo já finaliza os detalhes da 10ª edição do Rio Wine, que acontecerá entre os dias 26 de maio e 4 de junho, além de ações em São Paulo e Rio Grande do Sul nos próximos meses do ano, sem parar de atender o mercado corporativo. Neste período em que conversavam conosco, aceleravam a produção do Malbec World Day para a Wines of Argentina, com eventos em Salvador e Rio de Janeiro.
Para o RWFF 2023, celebrando a 10ª edição, evento que terá o Correio da Manhã como mídia partner, locais como Copacabana Palace, Gávea Golfe Clube, Shopping VillageMall entre outros, já estão com as datas reservadas e grande nomes do vinho já convidados a vir ao Rio. Os nomes por hora mantidos a sete chaves. Os promotores, na empolgação do crescimento, prometem muitas boas surpresas. Um destas novidades já foi aprestada, junto com a nova data: a logomarca reestilizada, valorizando a palavra "wine".
Os próximos eventos já têm local e data. O São Paulo Wine Fest, acontece em agosto e um grande evento europeu está na mesa de negociação, para aterrissar por aqui ainda este ano.
Como a palavra de ordem é acelerar, a empresa firmou uma sociedade com a Prazeres da Mesa e o Jornal Vinho & Cia para realização do de um grande concurso internacional, com provas na Argentina, Brasil e Chile, o Best Wines.
