Por Wellington Daniel e Richard Stoltzenburg
A Cidade das Hortênsias assumiu, em julho do ano passado, as linhas que operam no bairro Carangola. À época, a Prefeitura retirou a viação Cascatinha, que acumulava reclamações de usuários e disse que a escolha pela empresa dos Salvini seria porque esta teria a "maior eficácia do sistema".
A família Salvini é tradicional em Petrópolis. Seus membros são donos de diversas empresas do ramo de transporte e serviços de maquinário. Com isso, prestam outros serviços à Prefeitura. Liliane, inclusive, é sócia de uma empresa que presta serviços a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), para o transporte escolar.
Além disso, a família é ligada a esportes automotivos. Os atletas costumam ter destaque no ramo. Carlos, inclusive, tem fotos em eventos esportivos, e é publicamente um apaixonado por carros antigos.
Problemas em licitações
Os contratos com empresas de transporte público, historicamente, são problemas para quem depende do serviço.
Os contratos de permissão com as empresas Cidade das Hortênsias, Petro Ita e Cascatinha foram assinados em 2005, na gestão de Bomtempo. Em 2012, o atual vice-prefeito, Paulo Mustrangi, realizou uma intervenção contra as empresas Autobus, Petrópolis e Esperança, devido ao precário serviço oferecido à população petropolitana. Com a ação, a gestão municipal realizou uma nova licitação. No dia 04 de maio de 2012 a prefeitura assinava o contrato com o grupo Expresso Brasileiro e Turp para substituir as linhas ocupadas pelas empresas afastadas.
Conforme estipulado pelo contrato de permissão, o prazo de atuação da Cascatinha, Petro Ita e Cidade das Hortênsias, se estenderia até o dia 28 de agosto de 2015. No período os serviços prestados, constantemente eram criticados pelos usuários. Com a chegada do término de contrato, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que a prefeitura realizasse uma nova licitação para o transporte público da cidade, com prazo de 90 a 360 dias para realizar o procedimento licitatório de outorga das linhas concedidas às empresas, mas o processo não seguiu adiante. No dia 17 de setembro de 2015, também na gestão de Rubens Bomtempo, a prefeitura publicou no diário oficial, a prorrogação do contrato de permissão com a Petro Ita, Cascatinha e Cidade das Hortênsias. De acordo com a publicação, as empresas terão até 2025 para atuar em Petrópolis.
Durante a gestão interina, foi criada uma Comissão Especial de Licitação a fim de realizar o processo licitatório. A medida foi publicada no Diário Oficial no dia 09 de setembro de 2021 com prazo de 12 meses. No entanto após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que legitimou a candidatura de Rubens Bomtempo, o político assumiu o cargo pela terceira vez em Petrópolis e o trabalho foi desfeito.
O que dizem os citados
O Setranspetro, que representa as empresas de ônibus, informou que, até o momento, não teve qualquer acesso aos termos da investigação instaurada, por autoridades, sobre um suposto envolvimento de duas empresas associadas. O sindicato afirmou acredita plenamente na lisura de suas associadas na prestação do serviço público à população petropolitana.
"O Setranspetro e as operadoras do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros por ônibus seguem cumprindo os princípios da boa gestão, ética, transparência e moralidade", diz a nota.
Carlos e Liliane Salvini informaram à reportagem que não vão se manifestar no momento.