Banco abre inscrições para o ABC Social, estratégia de investimento social com foco em educação para geração de renda
Estão abertas as inscrições para o ABC Social, uma iniciativa do Banco ABC Brasil em parceria com Trê Investindo com Causa e Parsifal21 voltado ao apoio técnico e financeiro de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e negócios de impacto que atuam na formação e empregabilidade de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.
A atuação das instituições participantes pode envolver diversas frentes, como por exemplo, qualificação e capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo, acesso ao mercado de trabalho, dentre outros.
Além do acesso a capital semente (doação), o programa contará com orientação estratégica e suporte técnico com mentorias especializadas, garantindo uma jornada completa de acompanhamento. Empreendimentos de todo o país poderão se inscrever até o dia 22 de fevereiro de 2026.
Serão selecionadas 5 instituições para serem apoiadas em 2026, e que terão acompanhamento contínuo até 2028.
Os colaboradores do Banco ABC Brasil serão parte ativa do processo, como voluntários e mentores das organizações. O programa também prevê o engajamento dos clientes do banco, que poderão indicar instituições alinhadas à causa do ABC Social, ampliando a identificação de iniciativas com potencial de impacto social e fortalecendo a construção de uma rede colaborativa.
"O ABC Social traduz nossa visão de impacto social de longo prazo, ao unir engajamento institucional e a participação ativa dos colaboradores do ABC Brasil na capacitação das organizações, promovendo geração de valor compartilhado", diz Fabiana Silva, head de ESG do ABC Brasil.
O programa reforça que ao direcionar recursos de forma estratégica e consciente, contribui ativamente para a redução das desigualdades e para a ampliação do acesso a um capital saudável, capaz de gerar valor de longo prazo. "Quando uma causa encontra parceiros comprometidos, o impacto deixa de ser pontual e passa a se estruturar em ciclos duradouros de desenvolvimento. E é nesse encontro entre causa com capital e capital com causa que geramos um verdadeiro efeito multiplicador", finaliza Sergio Resende, da Trê Investindo com Causa.
Etapas
Estruturado em quatro etapas entre 2026 e 2028, combina seleção, qualificação, apoio estratégico e investimento direto:
1. Inscrições – 02/12/2025 a 22/02/2026
As instituições interessadas deverão preencher o formulário de participação, disponível na página do programa ABC Social, e enviar um vídeo de apresentação de até cinco minutos com informações sobre sua atuação e impacto.
2.Seleção – 23/02/2026 a 22/05/2026
As instituições passarão por uma etapa de entrevistas e aprofundamento das informações sobre sua atuação, e ao final dessa etapa, serão selecionadas cinco finalistas.
3. Planos de desenvolvimento – 28/05/2026 a 11/09/2026
As iniciativas selecionadas participarão de um diagnóstico, seguido da construção de um plano estratégico e de uso dos recursos.
4. Capital semente e suporte – 09/2026 a 08/2028
As organizações receberão capital saudável (doação) e suporte técnico para implementação das ações previstas no planejamento estratégico construído em conjunto. O acompanhamento será contínuo até 2028.