Produção industrial sobe 0,1% em outubro

Por

A produção de petróleo, minério de ferro e gás natural ajudou a indústria brasileira a crescer 0,1% em outubro na comparação com setembro. O resultado reverte queda de 0,4% identificada no mês anterior, segundo Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria nacional apresenta alta de 0,9% no acumulado de 12 meses.

Esse desempenho anual mostra desaceleração, sendo o menor desde março de 2024 (0,7%). Em março de 2025, o acumulado chegou a 3,1%.

Na comparação com outubro de 2024 houve retração de 0,5%. A média móvel trimestral revela alta de 0,1% em relação ao período de três meses terminado em julho.

O desempenho de outubro coloca a indústria em um patamar 2,4% acima do período pré-pandemia de covid-19 (fevereiro de 2020) e 14,8% abaixo do maior ponto já alcançado, em maio de 2011.

Atividades

O IBGE apurou que na passagem de setembro para outubro, houve expansão de produção em 12 das 25 atividades industriais pesquisadas.

* indústrias extrativas: 3,6%

* produtos alimentícios: 0,9%

* veículos automotores, reboques e carrocerias: 2%

* produtos químicos: 1,3%

* equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos: 4,1%

* confecção de artigos do vestuário e acessórios: 3,8%

Indústria extrativa

O gerente da pesquisa, André Macedo, aponta que a indústria extrativa foi o que mais puxou para cima a produção industrial. "O avanço foi influenciado pela maior extração de petróleo, minério de ferro e gás natural".

Entre as atividades que se destacaram no campo negativo estão:

* produtos farmoquímicos e farmacêuticos: -10,8%

* produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis: -3,9%

* impressão e reprodução de gravações: -28,6%

* produtos do fumo: -19,5%