Comércio aposta em alta nas vendas no Halloween
Fecomércio-DF estima crescimento de até 20% com a data
Bruxas, aranhas, teias, cabeças de abóbora, fantasias de personagens de terror, maquiagem e doces, muitos doces, para embalar o "Gostosuras ou travessuras?" do Halloween, tradicional celebração de origem estadunidense, mas que ganhou o mundo como Dia das Bruxas. No Brasil a data vem se firmando como estratégica para o varejo. Para este ano, a expectativa é de que o comércio registre um novo salto nas vendas, impulsionado pelo aumento do interesse popular. Celebrado em 31 de outubro, mas com o Dia de Finados no dia 2, a expectativa é de que o festejo dure todo final de semana.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) diz que 74% dos lojistas projetam um aumento de até 20% no volume de vendas em comparação ao ano anterior. Na sequência, 14% preveem aumento significativo, acima de 20%, enquanto 8% apontam estabilidade e apenas 4% esperam redução das vendas.
A pesquisa indica relevância da data para o comércio do Distrito Federal, uma vez que 54% dos empresários classificaram o Halloween como de um período de importância média e 30% o destacaram entre as três principais datas comemorativas do ano.
Cerca de 64% dos entrevistados afirmaram que o interesse dos consumidores pelos itens de Dia das Bruxas aumentou moderadamente nos últimos três anos. Outros 24% informaram que o interesse ficou estável, 10% registraram aumento significativo e 2% relataram diminuição. Para 2025, estima-se que o tíquete médio por cliente fique entre R$ 51 e R$ 100.
"A sondagem mostra que o Halloween já é uma data relevante para o varejo local, impulsionando setores de fantasia, festas e doces e se firmando como um momento estratégico de vendas antes da Black Friday e do Natal", avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.