Dia do Cliente: comércio aposta em alta nas vendas
Eletrônicos, moda e beleza estão entre os itens mais buscados
Visto como oportunidade para impulsionar as vendas, o Dia do Cliente é comemorado hoje. Seja de forma remota ou presencial o comércio varejista movimenta a economia. Para ter bons resultados o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, dá a dica: "Bom atendimento e inovação são diferenciais para que as vendas ocorram".
Os consumidores que não têm tempo para ir às compras e aproveitar as promoções, podem optar pelas compras online, que estão em alta. Um estudo da plataforma Octadesk aponta que 88% dos consumidores optam pela compra online. Eletrônicos, moda e beleza estão entre os itens mais buscados.
As ferramentas digitais, inclusive, são essenciais para quem deseja alavancar as vendas. O Sebrae orienta que para "conquistar o cliente e fidelizá-lo no ambiente digital é preciso estar atento aos detalhes. Como por exemplo, responder rápido, ser educado, lembrar o nome do cliente, enviar uma mensagem pós-venda agradecendo".
"Essas atitudes simples fazem a diferença. Outra dica é criar um grupo ou uma lista de transmissão para mandar novidades e promoções apenas aos clientes mais fiéis. Isso aproxima e gera confiança", aponta o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.
Segundo ele, o e-commerce não é nenhum "bicho de sete cabeças". "Tem pessoas que pensam que precisam começar logo com um site cheio de coisas, mas, na prática, basta dar o primeiro passo. É preciso entender que vender online é só mais um canal, como a loja física, a feira ou o boca-a-boca. O digital ajuda a alcançar mais pessoas e a mostrar seu produto de forma simples. Não precisa complicar: o básico funciona muito bem", explica.
Estratégia
O faturamento no curto prazo tende a crescer na data, segundo . "Mais que aumentar as vendas, o Dia do Cliente é a hora de apostar em uma boa estratégia de marketing e relacionamento. É o momento de se aproximar do consumidor, já preparando o humor dele para a Black Friday e outras datas do fim do ano", afirma Thiago Mazeto, diretor de Commerce (Tray, Bagy e Melhor Envio) da LWSA.
Já Marcelo Navarini, diretor do Bling, avalia que planejamento e antecipação são determinantes para transformar oportunidades em lucro. "O lojista precisa se preparar para a data com cálculo de precificação, avaliando se há espaço para promoções sem perder margem", explica.
WhatsApp é a porta de entrada para o digital
O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para os pequenos negócios e pode ser utilizado cotidianamente, não só no Dia do Cliente. "É a porta de entrada para o mercado digital. Muita venda acontece ali porque é fácil e rápido", completa William Almeida.
Ele explica que os pequenos negócios podem contar com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial para melhorar as publicações nas redes sociais e no WhatsApp, além de manter a atenção ao estoque e ao atendimento.
"Divulgue todo dia, nem que seja uma foto do produto, uma promoção no status e, se possível, crie uma condição especial para o Dia do Cliente, como desconto, brinde ou frete grátis. O importante é aparecer, porque o que não é visto não é lembrado", ressalta.
