Pix Parcelado nem saiu e já agrada consumidores

Modalidade será oficialmente implementada pelo BC neste mês

Por Martha Imenes

Pesquisa mostra que uso oscila entre emergências pessoais e compras ou pagamentos

O Pix Parcelado, que ainda está em fase de testes e deve entrar em operação neste mês, já atrai um público expressivo: 53% do público entrevistado afirmou ter utilizado a modalidade, que fica logo atrás do cartão de crédito (77%), aponta a pesquisa "Jornada de Crédito: como consumidores e executivos avaliam oportunidades e riscos", da Matera.

Embora ainda não haja um número oficial consolidado, versões próprias do Pix Parcelado podem ser encontradas em grandes bancos e fintechs.

A pesquisa também mostra que os principais motivos para uso do Pix Parcelado oscilam entre emergências pessoais (28%), compras ou pagamentos à vista (27%), além de contas do dia a dia (17%).

Para o diretor de Produtos da Matera, Bruno Samora, a modalidade representa uma nova e mais democrática alternativa para acesso ao crédito no país: "O Pix, em todas as suas frentes, tem ampliado o acesso financeiro, e a possibilidade do parcelado segue a mesma lógica: é simples, rápido e acessível, mas precisa de uma abordagem segura e otimizada".

Custos

Embora a pesquisa revele que muitos consumidores ainda contratam crédito sem a clareza dos custos (apenas 38% dos usuários do Pix Parcelado disseram que sabem informar a taxa cobrada na transação), a facilidade de contratação é apontada como vantagem. Isso porque a modalidade abre caminho para públicos historicamente à margem do sistema financeiro formal.

Segundo estimativas do Banco Central, cerca de 60 milhões de brasileiros não têm cartão de crédito. O dado reforça a importância de ampliar a transparência e a educação financeira, ao mesmo tempo em que evidencia o potencial de democratização de acesso por meio de alternativas simples e acessíveis para quem, antes, estava excluído do sistema financeiro.